Muitas empresas iniciaram, mas não concluíram o processo de transformação digital

5 tendências de inovação para 2021


Muitas empresas iniciaram, mas não concluíram o processo de transformação digital

Recentemente, fui buscar por referências relacionadas a tendências de inovação para 2021. Curiosamente, mesmo existindo diversas consultorias especializadas no tema, assim como a Innomotion, consultoria que empreendo desde 2012, acabei não encontrando reports dedicados a tendências específicas de inovação e decidi compartilhar minha visão sobre o que tende a acontecer com essa área ao longo deste ano. De forma objetiva e resumida, organizei cinco tendências, que são explicadas abaixo:
1. Inovação remota
Os projetos de inovação corporativa sempre aconteceram com os times trabalhando in loco, fisicamente dentro dos ambientes das empresas inovadoras. Sabemos que projetos de inovação são mais complexos e demandam uma comunicação fina e alinhada sob pena de ruídos gerarem prejuízos ao andamento dos projetos. o contexto imposto pela pandemia mundial nos obrigou, também, a digitalizar o processo de inovação. As equipes passaram a operar remotamente e, surpreendentemente, a distância não representou um obstáculo intransponível. Sim, é possível inovar remotamente e acredito que seguiremos desta forma.
2. Inovação antecipatória
Embora a pandemia tenha chegado tardiamente no Brasil em comparação com a Ásia e Europa, o que, de certa forma, viabilizaria o tempo mínimo de preparo para enfrentar a crise, as empresas brasileiras esperaram até o último minuto para tomar as medidas necessárias. E muitas não o fizeram. Dessas, um percentual significativo quebrou, sucumbiu diante de uma nova realidade. Espero que este susto não seja esquecido tão cedo, pois segundo um comentário de Bill Gates na semana passada, "não é cedo para pensar em uma nova pandemia". Penso que muitas empresas passarão a inserir em seu portfólio de inovação aquilo que chamamos de inovação antecipatória, que é baseada na construção de cenários futuros, prováveis, possíveis e preferidos para, a partir deles, definir e priorizar projetos de inovação. Esta é uma excelente maneira de se preparar para novas crises.
3. Transformação digital
Muitas empresas iniciaram, mas não concluíram o processo de transformação digital. Essa não é uma atividade fácil e rápida de se fazer. Mas deve ser um dos focos da inovação para as empresas em 2021. O digital é a bola da vez e todos, exatamente, todos os negócios precisam ser repensados e recriados para a era digital. Projetos de inovação com o objetivo de acelerar o processo de transformação me parecem ganhar corpo nas empresas e representatividade em seus portfólios de projetos.
4. Eficiência operacional
Este, ainda, será um ano de recuperação diante da Hecatombe promovida pela Covid-19 no mercado mundial. Embora o Brasil esteja se recuperando bem, é mais provável que as empresas busquem inovar com a intenção de melhorar a eficiência do negócio e reduzir custos. Acredito que o foco em soluções inovadoras ficará a cargo das empresas que surfaram na onda da pandemia e, convenhamos, não foram muitas.
5. Inovação aberta
Recentemente, escrevi um texto para o blog da Escola de Inovação intitulado "Gênio criativo, P&D, Labs, Startups e Dinossauros Ágeis" que apresenta a evolução da inovação segundo a minha interpretação do pensamento do Scott Anthony. Agora, neste exato momento, estamos na 3ª Era da Inovação, a Era das Startups Financiadas por Capital de Risco, na qual funcionários inquietos e frustrados das grandes empresas se unem para iniciar suas próprias startups que, muitas vezes, são apoiadas por capital de risco. As startups são empresas com um grande propósito que buscam modelos de negócios repetíveis e escaláveis. Nessa linha, já há alguns anos, big corps estão buscando se conectar com startups para resolver seus desafios de negócio de forma mais prática, rápida e barata. Isso deve se manter por este ano e, arrisco-me a dizer, a inovação aberta com clientes e concorrentes também ocorrerá com maior frequência.
Se sua empresa está querendo inovar mais e melhor neste ano, fique atento a estas tendências e explore-as da melhor maneira possível, da maneira que melhor se encaixa a sua realidade.
Como as realidades não são fixas e meramente quantificáveis, é importante que você, na condição de CEO ou Head de Inovação, faça a leitura do cenário competitivo do negócio e delimite a estratégia de inovação mais adequada, aproveitando ou não essas tendências. Mas não se esqueça: movimente-se sempre no sentido da inovação.
ARQUIVO PESSOAL/JC

Sérgio Gualdi Ferreira da Silva Filho é fundador da Innomotion Design & Inovação
Sérgio Filho

Leia também

Deixe um comentário