Gravação do podcast do GeraçãoE com João Henrique Silva Martins, sócio do bar Josephynas Gravação do podcast do GeraçãoE com João Henrique Silva Martins, sócio do bar Josephyna's Foto: CLAITON DORNELLES /JC

PODCAST: 'Todo mundo tem potencial para fazer o que gosta', acredita sócio do Josephyna's

A temporada Histórias Empreendedoras conversa com empreendedores e empreendedoras sobre as suas histórias de sucesso e de fracasso nos negócios

Ser um espaço de acolhida para o público LGBT. Esse foi um dos objetivos de João Henrique Silva Martins, sócio do bar e café Josephyna's, ao inaugurar o espaço em 2016. No 11º episódio da série de podcast GeraçãoE: Histórias Empreendedoras, João contou como nasceu um dos espaços mais queridos do bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Com cerca de 15 metros quadrados, o bar reúne aos finais de semana centenas de pessoas que se identificam com as bandeiras do Josephyna's. "Estamos bem no coração do Bom Fim. O nosso bar fica próximo ao Ociente, que é uma das danceterias mais antigas de Porto Alegre. Viemos para agregar e reviver o Bom Fim. Estamos trazendo as pessoas para a rua. Um dos valores que temos na nossa casa é a ocupação urbana. Acreditamos que mais pessoas na rua, mais movimento, traz mais segurança, então esse é um dos nossos propósitos", conta João.
O empreendedor acredita que, um dos diferenciais do lugar, foi ter apostado no modelo take away em um momento em que ainda não se falava muito no conceito. "Em 2016, o pessoal estava mudando os seus hábitos, e não tinha esse lado do café para levar. Pensei em fazer isso também com o drink para as pessoas irem para a rua". A lapidação do modelo foi feita junto com a clientela, o que, para João, foi um benefício na hora de estruturar o negócio. "Tivemos um movimento muito rápido, as pessoas começaram a trazer amigos, gostaram da nossa proposta, e isso fez a gente se adaptar melhor, saber o que estava faltando. Fomos muito sortudos. Muitos lugares abrem e tem movimento muito fraco, e não sabem o que tem que mudar. Tivemos essa sensibilidade de escutar o cliente e entender a necessidade dele".
O espaço, que leva o nome da cachorra de estimação de João, tem a proposta de valorizar a diversidade. "Sempre tivemos um carinho enorme com a nossa comunidade LGBT, com os animais, e pelo meio ambiente. Pensamos em como agregar tudo isso e decidimos focar no público LGBT, que é um público carente, que precisa de uma atenção maior". Para os empreendedores que desejam apostar em negócios que tem como norte uma causa o conselho de João é ter amor pelo que se faz. "Qualquer coisa tem que ser feita com amor. O que me move, me comove, me faz chorar e seguir em frente é o amor. Tem que pensar bem na tua essência, acreditar muito na tua criatividade. Todo mundo tem potencial para fazer o que gosta. Tem que te conhecer e ir atrás do que te motiva, e isso tem que ser feito com amor".
Onde escutar os outros episódios do podcast do GE:
As entrevistas em áudio, com duração de cerca de 30 minutos cada, são divulgadas todas as terças-feiras. A produção é feita em parceria com a America Podcast, empresa de Porto Alegre especializada no formato de conteúdo. Os episódios anteriores da série GeraçãoE: Histórias Empreendedoras estão disponíveis em www.jornaldocomercio.com/podcasts, no Spotify, Google Podcasts e iTunes. Confere lá!
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio