Sobre o Autor
Eliseu Eduardo Ely � consultor e palestrante Foto: /DIVULGA��O/JC

Eliseu Eduardo Ely

consultor de empresas e palestrante

Indicadores de Desempenho - um desafio para as pequenas empresas

Uma das preocupações estratégicas para a longevidade de pequenos negócios no mercado competitivo reside no fato desses não possuírem indicadores que meçam sua operação.
A grande maioria desses negócios não possuem informações atualizadas e gerenciadas para tomar decisões qualificadas.
Isso é preocupante e põe em risco o futuro da empresa. No ambiente de negócios, ainda se decide, na grande maioria das vezes, mais pela experiência (é muito válida) e pela intuição que pela informação e por um indicador de desempenho efetivamente apurado.
O indicador de desempenho torna visível uma atividade que muitas vezes não era conhecida de forma adequada e que, quando apurada, pode apresentar um resultado diferente do esperado.
Conhecer os indicadores de desempenho do negócio é uma atividade estratégica da gestão e, portanto, deve ser realizada de forma efetiva.
Quando digo efetiva, quero dizer medir rotineiramente e de forma continuada para que seja utilizada em momentos chave do negócio.
Não há decisão qualificada sem informação apurada de forma correta.
Criar dentro dos pequenos negócios a cultura de medir ainda é um desafio a ser buscado, já que muitas vezes há um temor em confrontar esses resultados.
O empreendedor precisa compreender que os indicadores de desempenho são os sinais vitais de uma organização e que sem eles corre-se o risco de causar prejuízos significativos ao negócio.
A empresa que não dá a importância aos seus indicadores internos não gerencia de forma eficiente seus processos.
Além de medir de forma constante, é necessário que haja planejamento de ações para cada indicador mensurado no sentido de melhorá-lo ou reduzi-lo, conforme cada caso.
Todavia, a palavra de ordem para um mundo veloz e de transformações constantes é medir e ter a melhor informação para que a decisão seja eficaz.
Para que isso aconteça, é necessário mobilizar a equipe de trabalho para ajudar.
É preciso engajar e mostrar ao time de colaboradores que os indicadores não servem apenas para controle e sim como um processo que ajuda a empresa definir as estratégias para busca por melhores resultados quantitativos e qualitativos.
Os empreendedores devem ter em mente que decisões por "achismos" não servem para organização e para um ambiente extremamente competitivo e exigente que vivemos. É um risco permanente.
Um programa adequado de implantação de indicadores de desempenho agrega valor ao negócio.
Medir é o caminho para sabermos se estamos removendo ou não as causas do baixo desempenho.
A medição deve ser a mola propulsora para motivar a melhoria da performance. Não melhoramos naquilo que desconhecemos.
Outro aspecto importante que os indicadores trazem é que a empresa possa agir preventivamente e não apenas apagando incêndio todos os dias, gerando aumentos de custos e despesas.
Pensem com carinho sobre esse assunto.
Talvez o caminho para melhorar a performance da sua empresa passe pela análise dos indicadores de desempenho.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Mostre seu Negócio