A nova unidade fica na Unisinos, em São Leopoldo A nova unidade fica na Unisinos, em São Leopoldo Foto: /Elisa Ponciano/Divulgação/JC

Doceria aposta em expansão na universidade

Com unidades na Unisinos e na Feevale, a empresa acredita que o crescimento vem do bom relacionamento com as instituições e a comunidade acadêmica

A Florinda's Doceria, que começou com encomendas de doces em 2016 e já contava com duas cafeterias, inaugurou a terceira unidade, desta vez, na Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, em São Leopoldo.
A sócia Gabriela Furtado, 34 anos, conta que a ideia do novo espaço surgiu de um convite da própria universidade, que ofereceu o local ao saber da vontade dos donos de abrir uma nova unidade. Rafael Furtado, 35, sócio do empreendimento, acredita que a boa relação com a instituição vem por sua atuação no trabalho com as cafeterias em universidades, desde 2017.
O investimento na nova unidade, inaugurada em maio, foi de R$ 70 mil, e, com pouco mais de um mês de operação, a cafeteria já contava com cerca de 300 clientes diários, com estimativa de cobrir os custos iniciais em até um ano. "Montamos o espaço pensando em acomodar 30 pessoas. No começo, achamos que seria muito, mas, com o movimento, tem horas que faltam lugares", conta Rafael.
Somando, os três espaços da Florinda's Doceria - que já foi pauta do GeraçãoE em 2017 - contam com 10 funcionários, e os sócios já estão em fase de contratação para aumentar o quadro. A perspectiva do empreendimento é de atuar forte nos períodos mais ativos das universidades, de março a junho e de setembro a dezembro. Em períodos de férias, a empresa segue com a operação em menor escala.
Elisa Ponciano/Divulgação/JC
Para Gabriela, a receita do sucesso não vem só do constante crescimento. "Seguimos escutando os clientes para definição de alguns produtos. Nosso retorno de atendimento e qualidade do cardápio tem sido muito positivo", destaca. Isso fica refletido no fluxo da comunidade acadêmica no local. O estudante de Serviço Social Israel da Silva Estigarribia, 22 anos, diz frequentar a cafeteria pelo menos uma vez na semana. Ele comenta que já conhecia a Florinda's, mas gostou muito do novo espaço, principalmente dos produtos e da estrutura do local, e considera os preços acessíveis.
Para o futuro, o plano dos empreendedores é seguir em expansão, com perspectiva de aumentar o espaço da primeira unidade na Unisinos. Gabriela acredita que o crescimento se deve muito à mudança de foco do negócio. "Crescemos de forma rápida, mas planejada, e o foco se tornou as vendas nas lojas, diminuindo o percentual de encomendas", explica.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio