Luka Pumes

Evento termina nesta quinta-feira, em Porto Alegre

Expo Supermercados apresenta inovações tecnológicas para o setor

Luka Pumes

Evento termina nesta quinta-feira, em Porto Alegre

Fazer com que os pequenos varejistas entendam todas as suas possibilidades de crescimento é o intuito da 19º Expo Supermercados. A feira, que ocorre até esta quinta-feira (25), aposta em boas histórias, palestras para capacitação e na presença de expositores de todo o País para troca de experiências.
Fazer com que os pequenos varejistas entendam todas as suas possibilidades de crescimento é o intuito da 19º Expo Supermercados. A feira, que ocorre até esta quinta-feira (25), aposta em boas histórias, palestras para capacitação e na presença de expositores de todo o País para troca de experiências.
Para Clóvis Polese, coordenador do evento, a mentalidade do investidor deve ser treinada junto com seus avanços. “Não tem nada ruim em ser um mercado normal de bairro, mas o crescimento é necessário para quem pensa grande e a Expo traz isso para os pequenos varejistas. Vem para fazer com que eles queiram ser grandes dentro do bairro, para mostrar que a comunidade em volta pode ter ele como referência.”
Parte da inspiração para os empreendedores vem da Moinho Wafers - cuja história foi contada no GE em 2016. O holandês Willem Vos chegou ao Rio Grande do Sul para trabalhar na indústria do couro, referência no Vale dos Sinos. Toda vez que visitava sua terra natal, voltava ao Brasil com os tradicionais Stroopwafels – biscoito formado por duas finas partes de massa, unidas por uma espessa calda, em formato de disco – para presentear os amigos. Um simples ato que, baseado nas respostas que recebia, fez com que Willem largasse a estabilidade na multinacional que trabalhava para abrir seu próprio negócio. Hoje, já está presente em mais de 20 estados do País.
MARCO QUINTANA/JC
Alessandro Taschetto, diretor das Massas Italiany, acredita que a proximidade com o cliente fortalece a marca. “Somos de Sapiranga e aqui, tendo o contato com o público de Porto Alegre, conseguimos demonstrar não só a nossa qualidade quanto o nosso profissionalismo e seriedade.” A marca apostou em uma exposição dos produtos na gôndola juntamente com uma amostra de pastéis feitos na hora. “Muitos clientes de potencial são feitos em feiras como a Expo, então a Italiany está cada vez mais atenta a isso”, salienta Alessandro. 
Atentando às novas tecnologias de mercado, a paulista Thaga GC traz soluções em gerenciamento de categorias, posição de loja, análise de sortimentos e banco de imagens. “O atendimento é personalizado, a gente busca o que já fez para grandes grupos como WalMart e Pão de Açúcar e leva para o pequeno e médio varejista de forma especial”, explica Francisco Silva, gerente comercial da marca. Para Thais Lima Sodré, sócia-diretora da empresa, o aspecto visual dos produtos é importante.  “80% da decisão do consumidor se passa diante da gôndola. Então os pequenos detalhes fazem a diferença.”
A também paulista Datasales quer ensinar o varejista a descobrir quem é seu público. Através do cruzamento de dados de consumo com os do cliente final do mercado ou da rede, a empresa busca fidelizar por uma newsletter promocional personalizada que pode ser recebida por e-mail ou WhatsApp. Estuda-se os hábitos de consumo e, a partir daí, é possível criar plataformas como clubes de vantagens. “É uma estratégia para manter sempre por perto até o cliente mais ocasional”, destaca Edson Pinheiro, que trabalha na equipe de dados da empresa.
A ABM Sudamérica, multinacional no ramo de cortes de carne, chegou à feira para seduzir os varejistas com duas novas máquinas. “A primeira necessita somente que você coloque a massa bruta no recipiente e ela ‘devolve’ moldando em forma de hambúrguer, pode fazer até mil por hora. A segunda fatia os cortes de carne na espessura que você quiser de uma maneira bem simples, como se fosse um cortador de presunto ou queijo”, explica Márcio Oliveira, diretor da filial brasileira.
MARCO QUINTANA/JC
A Expo Supermercados conta, além dos estandes, com palestras, aperitivos e outras atrações especiais. O evento ocorre no estacionamento coberto do Sams Club, Avenida Sertório, nº 6.600. Para mais informações: https://www.exposupermercados.com.br.
Luka Pumes

Luka Pumes - repórter do GeraçãoE

Luka Pumes

Luka Pumes - repórter do GeraçãoE

Leia também

Deixe um comentário