O vídeo de Emilie faz a gente pensar sobre a importância dos generalistas também O vídeo de Emilie faz a gente pensar sobre a importância dos generalistas também Foto: YOUTUBE/REPRODUÇÃO/JC

E se você não tiver algo que te encante?

Tem um vídeo muito interessante no site do TED - portal que divulga palestras do mundo todo - sobre a escolha da carreira. O título da apresentação é parecido com o deste texto: Why some of us don't have one true calling (por que alguns de nós não têm um chamado verdadeiro, em tradução livre do inglês).
Basicamente, a jovem Emilie Wapnick fala sobre o perfil de pessoas que não se identificam com apenas uma profissão. E, por isso, elas fogem do padrão de "especialistas".
Quando você ama tanto algo, passa horas estudando, vira um expert naquele assunto. Faz graduação no tema, emenda uma pós-graduação, mestrado, doutorado, trabalha nos locais que são referência no tópico. Resumindo: sabe de tudo.
Outros indivíduos, no entanto, gostam do ramo X, mas curtem também o Y e o Z. Por isso, dividem o tempo entre essas várias paixões. Acabam entendendo um pouco de cada coisa. E isso é ruim? Por vezes, o mercado tenta provar que sim. Mas a palestra de Emillie mostra o quanto é importante haver a mistura entre profissionais especialistas e generalistas. Um tipo consegue interpretar o foco, o outro enxerga as extremidades.
Da próxima vez que perguntar a uma criança o que ela quer ser quando crescer, lembre-se que não há apenas uma resposta correta.
#omundomudou
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio