Rodrigo e a esposa criaram padaria Massa Madre ap�s uma demiss�o Rodrigo e a esposa criaram padaria Massa Madre ap�s uma demiss�o Foto: Massa Madre/Divulga��o/JC

Mudan�a boa de vida

A primeira vez que vi alguém trocar uma profissão sólida - no caso, a Medicina - para se aventurar na fascinante, mas instável, indústria cultural foi em um curso que fiz de Produção para Cinema, em Nova Iorque, em 1997. Minha colega Katherine era uma mulher dos seus 45 anos, que tinha se especializado em Dermatologia. Segundo suas palavras, estava ali porque tinha resolvido "ser feliz". Incrédula, adorei a ideia, mas fiquei imaginando o que aconteceria se ela fizesse tal escolha no Brasil.
Massa Madre/Divulgação/JC
Turma de produção de Cinema em 16mm da The New School, 1997, em Nova Iorque
Tá certo que nos Estados Unidos sempre existiram boas oportunidades, e que lá isso é bem comum. Mesmo assim, sempre é preciso coragem para mudar, em qualquer lugar. Agora, como vivemos tempos de mudanças tecnológicas, nunca se viu tanta gente empreendendo e mudando de profissão no Brasil. E isso é maravilhoso! O casal Rodrigo Escobar e Veridiana Rodrigues, por exemplo, encontrou na padaria não só uma nova oportunidade e um novo mercado, mas uma verdadeira paixão. A história deles começou em 2013 e, como a de muitos empreendedores, em casa. A vontade de consumir pães mais saudáveis e artesanais fez Rodrigo pesquisar o assunto e começar a praticar. A produção, que antes era degustada só pela família, passou também a abastecer a turma do banco em que ele trabalhava. Neste tempo, a Veri entrou na história. A produção já passava de 80 unidades semanais - todas assadas em um fogão de quatro bocas, no apê do Rodrigo.
Desligado do emprego em 2014, formalizaram o negócio e deram o nome de Massa Madre. Rodrigo, então, foi buscar especialização em São Paulo, no curso Master de Rogerio Shimura, o papa dos pães. De volta à capital gaúcha, o casal abriu uma loja de 30m² na Cidade Baixa, com produção aparente e pães feitos com farinhas orgânicas francesas, italianas e nacionais. O cheirinho encantava os passantes.
O tempo correu e a produção, que era de 200 kg de pães por mês, virou os atuais 3 mil kg. Hoje, eles fornecem para restaurantes e chefs renomados, como Um Bar & Cozinha, do Carlos Kristensen, Xavier Cozinha Mediterrânea, Urban Farmcy, Mandarinier e Marcelo Schambeck. A padaria proporcionou relacionamentos novos, circulação por outros ambientes e os inseriu na vida pulsante da gastronomia. A loja da Cidade Baixa ficou pequena e eles tiveram de alugar, no final do ano passado, uma casa mais espaçosa, no bairro Moinhos de Vento (Marques do Pombal, nº 316), que foi toda restaurada pela dupla. Desde março é lá que colocam a mão na massa. E tem boa notícia: em 60 dias eles vão abrir um espaço para takeaway, com 40 lugares para sentar. A ideia é, além dos pães, oferecer café da manhã. Enfim, não adianta só alguém nos tirar da zona de conforto. Para a gente mudar e a mágica acontecer de verdade é preciso vontade, empenho e muita dedicação.
Massa Madre/Divulgação/JC
Me acompanha no Instagram: @maurenmotta
Compartilhe
Coment�rios ( 1 )
  1. Marilene Pagnon

    Tive a oportunidade de conhecer o novo estabelecimento e aprender alguma coisa sobre a arte de fazer p�es com fermenta��o natural, al�m de degustar alguns tipos dessa maravilhosa t�cnica! Ver a dedica��o, inspira��o e muita transpira��o desse casal em atua��o foi realmente edificante para mim! Parab�ns Rodrigo e Viridiana ! Desejo muito sucesso e franca prosperidade!

Publicidade
Mostre seu Negócio