Luciana Braun é professora universitária e empreendedora no Sai Dessa - Economia Criativa _ Foto de Arquivo Pessoal.jp Luciana Braun é professora universitária e empreendedora no Sai Dessa - Economia Criativa Foto: ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Trabalho de Conclusão de Curso: oportunidade ou chatice?

Um dos ambientes mais dinâmicos e inovadores é o acadêmico: escolas, faculdades, universidades. Não importa o ciclo de aprendizado ou o tamanho da instituição. À sua maneira, um espaço de aprendizagem é um espaço e tempo de inovação. Sobretudo porque há uma agenda de questionamento circulando em seminários, em palestras, em workshops, em conversas informais e, é claro, em cada aula. Existe um clima que estimula as trocas, os acréscimos de experiências, as reflexões em torno de novas perguntas construídas por alunos e professores, que se fortificam na pluralidade de formações, origens, idades, pensamentos.
Nesse cenário, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma oportunidade de inovar sem igual, pois alunos põem a mão na massa em um projeto alinhado aos seus interesses e inquietações. Além disso, têm à sua disposição a mentoria de docentes com afinidade no tema escolhido. O percurso dependerá conforme foi o desenvolvimento e envolvimento do estudante até então: estudos, compromissos ou simples curiosidade.
Durante o TCC há possibilidade de ampliar o entendimento de um tema e área de estudo, acessar entrevistados notáveis, respondentes e ligar-se a um networking de colaboração em torno do projeto. Pode ser o início de um aprofundamento ainda maior em outro nível acadêmico, publicações e até oportunidades profissionais. Isso tudo porque o aluno se modificou pelo conhecimento da trajetória acadêmica e se desenvolveu à medida que avançava em sua pesquisa.
Reforço: o TCC é uma oportunidade de inovação. Talvez aquela que você tanto quer e ainda não fez. Por isso, não o encare como uma chatice, apenas como algo a vencer antes da formatura. É o seu momento. Então, prepare-se e será uma experiência enriquecedora e disruptiva para esta e outras situações da vida em que levar a atmosfera crítica e inovadora dos teus estudos para outros lugares fará a diferença.
Compartilhe
Comentários ( 1 )
  1. Diná Matos

    Muito boa reportagem Parabéns pois poucas pessoas dão o reconhecimento a esse esforço do aluno que quer realmente aprender e tocar trombeta através de seu conhecimento e experiência a outros destinatários... Estou terminando meu MBA em gestão cooperativas e já amarguei com meu projeto q depois se tornou artigo, sem falar na defesa . Mas faria tudo de novo... Valeu...

Publicidade
Mostre seu Negócio