Como empreendedores, devemos estar atentos às experiências dos outros Como empreendedores, devemos estar atentos às experiências dos outros Foto: STOCKVAULT/DIVULGAÇÃO/JC

Saibamos ouvir o que os outros dizem

Quem nunca ouviu, na escola, a professora dizer que se nascemos com duas orelhas e uma boca é porque devemos escutar mais do que falar? Essa lição tem um valor imenso e fica mais fácil de compreendê-la à medida que amadurecemos ao longo da vida.
Para quem empreende, essa é a regra número um para alcançar o sucesso nos negócios. Devemos estar sempre atentos às experiências dos outros para não cometer os mesmos erros e poder perseguir os acertos.
Ainda mais hoje, quando empreendedores bem-sucedidos estão dispostos a compartilhar suas histórias, a dar mentorias a novatos. E, na maioria das vezes, o que vai fazer a diferença no seu trabalho está num detalhe, numa correção que veio da escuta de um amigo, de um cliente ou até da concorrência.
Empreender requer, ainda, despir-se da autodefesa constante. Se alguém dá um feedback sobre seu produto ou serviço, aprenda a usar aquela informação de forma positiva e transformadora.
As pessoas têm muito a ensinar umas às outras. O que funciona para um pode funcionar para o outro - você só saberá tentando e ouvindo o que dirão depois.
E tão importante quanto dar ouvidos a todas essas opiniões externas, nunca se feche para a voz que vem de dentro. Estou no caminho certo? Se ouvir um sim, vá.
#goahead
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio