Sobre o Autor
Beatriz Moraes Foto: DUDU LEAL/DIVULGA��O/JC

Beatriz Moraes

linkedin.com/in/beatriz-moraes-6a18a021/

Plano B surge da vontade de mudar

S�cia-diretora da Storia Eventos e Projetos

Estamos vivendo um momento de profundas transformações no mercado de trabalho. Uma análise da consultoria Ernest & Young mostra que até 2025 um em cada três postos de trabalho devem ser substituídos por tecnologias inteligentes. Precisamos correr contra o tempo e buscar alternativas, buscar um plano B?
Muito mais do que buscar um plano B é ter a vontade de mudar. O primeiro passo é se ver dentro de um novo movimento de vida, de carreira. Eu sempre fui apaixonada pelo empreendedorismo. Por tudo que representa para as pessoas e o retorno que gera para a economia. O Rio Grande do Sul tem 1,9 milhão de empreendedores, como mostra pesquisa do Sebrae-RS. Ter o próprio negócio é o quarto maior sonho do gaúcho, superando o "Fazer carreira em uma empresa".
O empreendedorismo está em nossa volta, mas deixar um emprego de anos e arriscar em um mercado recessivo é o primeiro questionamento. O livro "Vai Lá e Faz", de Tiago Mattos, um dos fundadores da Perestroika, Escola Livre de Atividades Criativas, traz um estudo interessante com três fatores que precisam estar em sintonia para você se sentir à vontade para arriscar.
O primeiro é a memória afetiva. Ela está relacionada à segurança, o apoio da família e dos amigos. O segundo é o econômico. Não é um fator de impedimento de seguir adiante, mas é preciso entender o negócio, administrar, garantir capital de giro, sair da crença do ter para ser. E o terceiro é a competência para fazer o negócio acontecer. Identifiquei-me com esses pontos chaves. Eles estão alinhados com o meu momento, com a decisão de mudar e seguir por novos caminhos.
Em reunião com uma headhunter, ela perguntou: você saiu sem um plano B? Naquele momento, percebi que não tinha pensado nisso. E precisava? Esta especialista em transição profissional desenhou um gráfico para falar desse plano B, que numa linha reta acompanha o plano A paralelamente. Em algum momento, o plano B se descola e sobe sozinho. É aí que devemos tomar a decisão e partir para o novo.
Na verdade, para se chegar ao plano B tem um caminho íngreme, de difícil travessia. Acredito que ter clareza do seu momento de mudança e tudo que isso representa, em termos de estratégia de transformação pessoal e de atuação no mercado, antecede um plano B específico. Afinal, a perspectiva de não ter salário garantido no final do mês é assustadora para todos e provoca o pé no freio perante qualquer alteração brusca. Por isso, a necessidade de ações que misturem coração e mente.
Tudo que provoca medo preferimos evitar, pois idealizamos uma eterna zona de conforto que não existe. Às vezes, simplesmente, podemos optar por um período de transição, sabático, que ajude a repensar a carreira. O certo é que as decisões tomadas com ou sem plano A, B ou C específicos provocam novos desafios na busca de mais qualidade de vida. E devemos ter coragem e resiliência.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 5 )
  1. Gidiane Roos

    Bea tu um exemplo de mulher!!! Viso aberta, de mundo, talentosa!!! Com certeza as mudanas assustam mas so de pessoas dispostas a mudar e inovar que o mundo precisa!!! Muito sucesso pra ti pois capacidade tu tem de sobra!

  2. Antonio A Vaccari

    Vai l� e faz Bea, acredito em voc� e sei que voc� tamb�m acredita, e isso � que te levar� a realizar teus sonhos

  3. Adriane

    Gostei muito, mas me bateu uma dvida sobre o fator econmico, quando tu te referes ao "sair da crena do ter para ser"... Achei curioso e gostaria de entender. sair da crena em que sentido? Ficar no Ser ou sair da crena do Ser para Ter? Entendeu minha dvida? Um beijo de quem te admira e te gosta muito!! Sucesso sempre!!

  4. Paola Oliveira

    Parabns pela belssima maravilhosa matria.. Muito sucesso e alegrias nesta nova caminhada.

  5. jaime cimenti

    Parabns! Vai em frente, Beatriz! Felicidades! Deus te aben�oe! grande abra�o jaime cimenti

Deixe um coment�rio

Publicidade
Mostre seu Negócio