Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Futebol Brasileiro

- Publicada em 14 de Maio de 2022 às 15:15

Treinadores e jogadores cobram freio no calendário do futebol brasileiro

Clubes como o Flamengo farão nove jogos no mês de maio - três jogos por dia

Clubes como o Flamengo farão nove jogos no mês de maio - três jogos por dia


GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO/JC
O calendário do futebol brasileiro passou por modificações, evoluiu a ponto de serem implantados os pontos corridos, em 2003, por exemplo. Estádios foram reformulados e refeitos, o gramado melhorou e os apetrechos, como camisa e bola, trazem em suas combinações o que há de mais moderno no mundo. Pensava-se que, com isso, tudo estaria resolvido. Mas o calendário ainda segue sendo questionado por quem vive do futebol.
O calendário do futebol brasileiro passou por modificações, evoluiu a ponto de serem implantados os pontos corridos, em 2003, por exemplo. Estádios foram reformulados e refeitos, o gramado melhorou e os apetrechos, como camisa e bola, trazem em suas combinações o que há de mais moderno no mundo. Pensava-se que, com isso, tudo estaria resolvido. Mas o calendário ainda segue sendo questionado por quem vive do futebol.
Com o acúmulo de competições - Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Estaduais e Regionais -, o próprio calendário do Brasileirão passou a ser constantemente modificado e os clubes atualmente chegam a fazer cerca de 80 jogos por ano, muito mais do que no passado - média de uma partida a cada quatro dias.
Só em 2022, por exemplo, pressionado também pela Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro, o calendário nacional tem sofrido ainda mais com as costumeiras modificações. Já foram desmembradas cinco rodadas do Brasileiro, entre a 6ª e a 10ª. Assim, tem sido comum o torcedor ver, durante a semana, jogos de diferentes competições, envolvendo clubes brasileiros. Não se sabe direito o que está valendo em campo.
Em uma terça-feira, dia 3, Atlético-MG e América se enfrentaram pela Libertadores e, no sábado seguinte, pelo Brasileirão. O Flamengo, no dia 1 de maio, entrou em campo no domingo, tradicional dia do futebol no Brasileirão, para disputar um jogo pela Copa do Brasil, contra o Altos-PI.
Essa maratona tem feito os técnicos se desdobrarem para escalar os times, para evitar o desgaste excessivo dos jogadores. Clubes como Corinthians, São Paulo e Flamengo, em maio, jogarão um total de nove partidas, quase uma a cada três dias, uma média considerada muito alta dentro para o planejamento de uma equipe.
Tal situação tem deixado chocados os técnicos estrangeiros que trabalham no Brasil. Menos acostumados a essas intensas sequências de jogos do que os brasileiros, eles parecem se sentir mais à vontade para condenarem esse problema. Ainda mais quando adquirem moral por terem se tornado vencedores em suas equipes, como o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras.
"Eu já disse que não temos tempo para treinar, não temos tempo para recuperar. Vou ter de começar a ser mais curto nas conferências de imprensa. Falo seis vezes por semana: duas em Goiás, duas com o Flamengo e agora estou a falar duas. Aqui é insano para os jogadores, para os treinadores", disse o português após a vitória sobre o Corinthians, no dia 24 de abril.
Os clubes, no entanto, são os responsáveis por tal situação, segundo o consultor Marco Aurélio Cunha, que, entre outros cargos de coordenação no futebol, foi por oito anos diretor-executivo superintendente do São Paulo. Ele também trabalhou na CBF, tendo sido, entre 2015 e 2020, coordenador de futebol feminino. Neste momento, ele tem prestado, de maneira informal, assessoria para clubes que pensam em se transformar em Sociedades Anônimas do Futebol (SAF).
"Quem faz o calendário e quer competir são os clubes. Eles querem jogar porque as competições oferecem premiações. Há a questão política. Eles querem arrecadar. A situação parece igual à daquele cara que vai a todas as festas e, no dia seguinte, vai trabalhar e diz que está cansado".

Entidades podem multar e até rebaixar clubes que deixarem de participar de competições

Mas não é simples para os clubes deixarem de participar das competições. A CBF e a Conmebol multam, suspendem e rebaixam aqueles que desistem de disputar um campeonato por elas organizado. Até mesmo a não participação nos estaduais gera punição por parte das federações. Então, não há essa prerrogativa de não entrar em campo.
A CBF e a Conmebol não falam sobre os problemas do calendário. Sabem, no entanto, que há um desequilíbrio grande nas divisões. Até pouco tempo atrás, as séries menores não tinham calendário, jogavam pouco e isso trazia problemas financeiros para os clubes. Ocorre que os clubes nas principais divisões pecam pelo excesso.
Marco Aurélio não vê alternativas em relação ao atual estágio do calendário brasileiro. O número de jogos não tem como diminuir neste cenário, segundo ele. Não se abre mão de nada, nem mesmo dos Estaduais, os mais "fracos" dos concorrentes. E o fim dos Estaduais não seria a solução também. Ele sugere algo novo: a diminuição do número de jogos para os atletas, em vez de para os clubes.
"Acho que os Estaduais são importantes porque dão ânimo para clubes que não têm repercussão nacional manterem a hegemonia regional. Está difícil diminuir o número de jogos. Não vejo problema no clube disputar tantos jogos, só que a salvação para isso seria que CBF e, principalmente, a Fifa estipulassem um número mínimo ou máximo de jogos por jogador, isso é absolutamente saudável, excluindo partidas da seleção nacional", defende.
Para ele, isso facilitaria o trabalho do treinador, que não seria tão pressionado a sempre escalar os jogadores considerados titulares. Pelo limite de jogos, ele seria obrigado a abrir mão deste ou daquele atleta em determinada partida para atender a meta estipulada.

Excesso de jogos atrapalha a logística dos clubes

No atual contexto, as mudanças no calendário ainda atrapalham a logística dos clubes, por mais desenvolvida que ela seja. Para o supervisor de logística do Palmeiras, Leonardo Piffer, essas alterações permanentes são o maior problema dentro do planejamento.
"Os voos fretados têm ajudado bastante, pois, dependendo da cidade, conseguimos retornar a São Paulo diretamente após o jogo, facilitando o trabalho do Núcleo de Saúde e Performance na recuperação dos atletas para o próximo compromisso. Procuramos sempre voos fretados com as empresas mais responsáveis do mercado, que forneçam, por exemplo, alimentação a bordo de acordo com a orientação da nutricionista. Mas um obstáculo que precisamos superar frequentemente são as mudanças nas tabelas de jogos", diz.
Uma situação dramática lembrada por ele foi na disputa do Mundial de Clubes de 2020, quando o Palmeiras não teve boa performance, após um ano desgastante, quando, dias antes, havia conquistado a Libertadores. No Mundial, o Verdão foi derrotado nas semifinais pelo Tigres e, na disputa da terceira colocação, perdeu por 3 a 2, nos pênaltis, para o Al Ahly.
Piffer afirma, no entanto, que a experiência serviu de aprendizado para o ano seguinte, quando o Palmeiras disputou novamente o Mundial, este nos Emirados Árabes Unidos, tendo melhor performance e terminando como vice-campeão, após vencer o mesmo Al Ahly nas semifinais. "Com a experiência que adquirimos e um tempo maior para planejarmos a logística, chegamos em melhores condições para o Mundial de 2021", destaca.
Para reduzir a influência negativa do excesso de jogos, o trabalho de logística tem sido um campeonato à parte. "Damos preferência a hotéis de quatro e cinco estrelas e que fiquem próximos aos aeroportos, ao estádio e, se necessário, ao campo de treinamento. Fechamos andares completos de quartos e salões privativos para refeições e preleção. Para o transporte, o clube sempre contrata um receptivo local que fica responsável pelo aluguel de ônibus, vans, carros e caminhão para o transporte de material. As reservas são feitas assim que as tabelas dos torneios são divulgadas", explica.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO