Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tóquio 2020

- Publicada em 20 de Julho de 2021 às 20:06

As primeiras estreias do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

País terá 302 competidores divididos em 35 modalidades

País terá 302 competidores divididos em 35 modalidades


BEHROUZ MEHRI/AFP/JC
Às vésperas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na sexta-feira (23), às 8h de Brasília, as competições já tiveram início nesta terça-feira (20) na capital japonesa. No Softbol, uma das cinco novas modalidades que estrearão nessas Olimpíadas, as anfitriãs japonesas enfrentaram a Austrália.
Às vésperas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na sexta-feira (23), às 8h de Brasília, as competições já tiveram início nesta terça-feira (20) na capital japonesa. No Softbol, uma das cinco novas modalidades que estrearão nessas Olimpíadas, as anfitriãs japonesas enfrentaram a Austrália.
A estreia brasileira ocorreu na madrugada desta quarta-feira (21) com Brasil x China, no grupo F do futebol feminino. Até sexta-feira, serão 14 competições diferentes com representantes do País.
E o evento segue a todo vapor nesta quarta, apesar da contrariedade de uma parcela da população. O Japão vive uma nova onda de infecções por coronavírus impulsionada pela variante Delta.
Uma pesquisa publicada na segunda-feira pelo jornal The Asahi Shimbun, um dos mais importantes do Japão, apontou que 68% dos japoneses não acredita na capacidade do país realizar o evento com a segurança sanitária necessária para evitar infecções entre atletas.
Antes mesmo do início das competições, o Brasil já vem quebrando recordes. O País terá o maior número de atletas da história em uma Olimpíada realizada no exterior. Serão 302 competidores divididos em 35 modalidades. Entre os mais de 300 atletas, 18 já foram campeões olímpicos: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; e Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.
A caminhada brasileira rumo às medalhas segue amanhã, às 8h30min, quando o futebol masculino faz sua estreia contra a Alemanha, pelo grupo D. Mais tarde, às 20h30min, o brasileiro Lucas Verthein compete pelo Remo, na modalidade Skiff simples. O Brasil encerra suas participações do dia com Ane Marcelle dos Santos, na classificatória do Tiro com Arco individual feminino.
Ainda no Tiro com Arco, na virada de quinta para sexta, a partir da 1h, é a vez de Marcus D'Almeida disputar o individual masculino. O brasileiro, juntamente com Ane Marcelle dos Santos, também disputa a competição de equipes mistas da modalidade, a partir das 21h30min da sexta-feira.
A delegação brasileira vem com força máxima após a cerimônia de abertura dos Jogos. Serão nove estreias em solo japonês, com destaque para o vôlei masculino, uma das esperanças de medalha, que enfrenta a Tunísia, às 23h05min de sexta, pelo grupo B.

Agenda dos brasileiros nos Jogos

Amanhã (22/7)
8h30min - Brasil x Alemanha, futebol masculino
20h30min - Remo - Single Skiff masculino, Eliminatórias - Lucas Verthein
21h - Tiro com Arco - individual feminino, ranqueamento - Ane Marcelle dos Santos
Sexta-feira (23/7)
1h - Tiro com Arco - individual masculino, ranqueamento - Marcus D'Almeida
8h - Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos
21h - Esgrima - Espada feminino - Nathalie Moellhausen
21h - Brasil x Noruega, handebol masculino
21h30min - Tiro com Arco - equipe mista - Ane Marcelle dos Santos e Marcus D'Almeida
21h50min - Levantamento de peso - 49kg feminino - Natasha Rosa
22h - Alison/Álvaro Filho x Azaad/Capogrosso (ARG), vôlei de Praia masculino
23h - Judô - masculino 60kg - Eric Takabatake
23h - Judô - feminino 48kg - Gabriela Chibana
23h - Ágatha/Duda x Gallay/Pereyra (ARG), vôlei de praia feminino
23h - Boxe - 57kg feminino - Jucielen Romeu
23h05min - Brasil x Tunísia, vôlei masculino