Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 19 de Abril de 2021 às 18:17

Veja as reações à Superliga Europeia no futebol e na política

Fala do ex-jogador e agora comentarista Gary Neville ganhou repercussão internacional

Fala do ex-jogador e agora comentarista Gary Neville ganhou repercussão internacional


SKY SPORTS/REPRODUÇÃO/JC
A criação da Superliga por 12 grandes clubes europeus, anunciada neste domingo (18), gerou fortes reações de entidades esportivas, torcedores, personalidades do futebol e da política.
A criação da Superliga por 12 grandes clubes europeus, anunciada neste domingo (18), gerou fortes reações de entidades esportivas, torcedores, personalidades do futebol e da política.
Arsenal (ING), Atlético de Madrid (ESP), Barcelona (ESP), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Liverpool (ING), Manchester City (ING), Manchester United (ING), Milan (ITA), Real Madrid (ESP) e Tottenham (ING) assinaram o documento de criação como "clubes fundadores" da liga e afirmaram que outros três se unirão a eles na primeira edição do torneio, que deve começar "assim que possível".
A competição que pretende reunir algumas das principais forças do continente – Bayern de Munique e PSG recusaram a entrada no grupo, a princípio – competiria diretamente com a Champions League, organizada pela Uefa (confederação europeia de futebol), o que pode provocar forte impacto na disputa por poder e dinheiro no futebol mundial.
Durante o domingo, foram diversas as reações a respeito da nova competição. Maior entidade do futebol, a Fifa afirmou que fará tudo que for necessário para contribuir para um caminho harmonizado no interesse geral do futebol. "A Fifa sempre defende a unidade no futebol mundial e apela a todas as partes envolvidas nas discussões acaloradas para que se envolvam em um diálogo calmo, construtivo e equilibrado para o bem do futebol e no espírito de solidariedade e jogo justo”, disse em nota.
A entidade máxima do futebol europeu chegou a ameaçar punir os clubes que se envolverem na criação da Superliga Europeia.
Uma declaração que chamou a atenção foi a do ex-jogador do Manchester United, Gary Neville, um dos maiores jogadores da história recente do clube. "Estou muito enojado com o Manchester United e o Liverpool. Eles estão fugindo para uma competição da qual não podem ser rebaixados? É uma vergonha absoluta. Os donos do Manchester United, Liverpool, Chelsea e Manchester City não têm nada a ver com o futebol neste país", disse o agora comentarista da TV inglesa Sky Sports.
Outro nome conhecido pelo torcedor do Manchester United, é o do ex-treinador Alex Ferguson, campeão 13 vezes da Premier League e duas da Champions League com o clube. "Falar de uma Superliga é um afastamento dos 70 anos de futebol europeu de clubes. No meu tempo no United, jogamos quatro finais da Champions League e sempre foram as noites mais especiais", disse o ex-treinador.

Outras declarações a respeito da criação da Superliga

Luís Figo, ex-jogador português eleito melhor do mundo em 2001
"Esta chamada 'Superliga' é tudo menos 'Super'. "Esse movimento ganancioso e insensível significaria um desastre para as nossas bases, para o futebol feminino e para a comunidade futebolística em geral, apenas para servir aos proprietários interessados, que pararam de se preocupar com seus fãs há muito tempo e desrespeitaram totalmente o mérito esportivo. Trágico”.
Boris Johnson, primeiro-ministro Britânico
"Os planos para uma Superliga Europeia seriam muito prejudiciais para o futebol. Eles atacariam no coração do jogo nacional e preocupariam os torcedores de todo o país. Os clubes envolvidos têm de responder aos seus torcedores".
Emmanuel Macron, presidente da França
"O presidente da República saúda a posição dos clubes franceses de se recusarem a participar de um projeto da Superliga do futebol europeu que ameaça o princípio da solidariedade e do mérito desportivo".
Associação de Futebol da Inglaterra
"É claro que isso seria prejudicial para o futebol inglês e europeu em todos os níveis e vai contra os princípios da competição aberta e do mérito esportivo, que são fundamentais para o esporte competitivo".
Premier League
"Os torcedores de qualquer clube da Inglaterra e da Europa podem sonhar que a sua equipe pode subir ao topo e jogar contra os melhores. Acreditamos que o conceito de uma Superliga Europeia destruiria esse sonho".
Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol
"Sempre fomos contra uma Superliga. O único projeto viável é a reforma da Champions League promovida pela Uefa".
Federação Alemã de Futebol
"A Federação Alemã de Futebol (DFB) é contra o conceito de uma Superliga Europeia. É o desempenho que determina a promoção e a despromoção. Os interesses econômicos de alguns clubes não devem acabar com a solidariedade praticada no futebol".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO