A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou nesta quarta-feira (4) os participantes e o formato do Campeonato Brasileiro masculino adulto de 2021. A competição, que não aconteceu neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, vai começar em 13 de fevereiro e terá 12 equipes.
O torneio terá representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, totalizando seis Estados, e três regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De Santa Catarina, confirmaram presença Joinville Basquete, Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete.
Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro. No Rio Grande do Sul, o União Corinthians irá voltar ao basquete profissional. O mesmo caminho faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo. E o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.
O Brasileiro de 2021 terá três detentores de títulos nacionais em ação. O Botafogo, atual campeão sul-americano, venceu a Taça Brasil de 1967, batendo o Corinthians na decisão. Já o Vila Nova, campeão nacional de 1973, retorna ao basquete adulto. Naquele ano, a equipe venceu a Taça Brasil batendo o Trianon, de São Paulo.
Quem também está de volta é o União Corinthians, do Rio Grande do Sul. A equipe triunfou no Brasileiro de 1994 como Piti/Corinthians, da cidade de Santa Cruz do Sul, levando a melhor sobre Franca na série decisiva por 3 a 2. O treinador era Ary Vidal, que tinha em suas mãos nomes como João Batista, Waldir Boccardo, Brent Merritt, Edu Gato, Hillesheim, Larralde, Magrão, Marcionílio, Joel, Sílvio Carioca, Alvin e Poll.
O torneio manteve o formato de disputa que teria na edição 2020, cancelada por conta da pandemia da covid-19. As equipes serão divididas em duas conferências: Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, jogando entre si em turno e returno.
Os dois primeiros de cada conferência vão direto para as quartas de final. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, cruzando as conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.
Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar detalhes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, bem como datas das fases do Campeonato Brasileiro e informações sobre transmissões.