Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 25 de Outubro de 2020 às 12:24

Hamilton passa Schumacher e se isola como recordista de vitórias na F-1

Piloto inglês chegou à 92ª vitória na carreira no GP de Portugal neste domingo

Piloto inglês chegou à 92ª vitória na carreira no GP de Portugal neste domingo


JOSE SENA GOULAO/AFP/JC
Lewis Hamilton, 35 anos, tornou-se neste domingo (25) o maior vencedor de corridas da história da F-1 de forma isolada. Com o primeiro lugar no GP de Portimão, em Portugal, o piloto inglês da Mercedes chegou à 92ª vitória na carreira e agora é o líder absoluto nesse quesito.
Lewis Hamilton, 35 anos, tornou-se neste domingo (25) o maior vencedor de corridas da história da F-1 de forma isolada. Com o primeiro lugar no GP de Portimão, em Portugal, o piloto inglês da Mercedes chegou à 92ª vitória na carreira e agora é o líder absoluto nesse quesito.
Há duas semanas, em Nürburgring, ele havia igualado o então recorde de 91 triunfos do alemão Michael Schumacher.
O resultado deste domingo em Portugal também o coloca ainda mais próximo do heptacampeonato na categoria, marca que apenas Schumacher alcançou até hoje, com seus títulos em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.
Com 262 GPs na carreira, o hexacampeão (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019) disputou 256 corridas entre a 1ª e a 92ª vitórias, em 13 anos. Schumacher participou de 308 etapas até 2012, ano em que se aposentou da F-1.
O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, e o holandês Max Verstappen, da Red Bull, completaram o pódio e mantiveram suas posições na classificação da temporada, mas cada vez mais distantes de Hamilton na pontuação.
Num ano em que tem se destacado novamente pelo seu domínio nas pistas e cada vez mais como um ativista social, o inglês deu entrevistas antes da prova com uma camiseta pedindo o fim da violência por forças de segurança na Nigéria.
A mensagem #endsars faz referência ao esquadrão da polícia que teria como finalidade combater crimes violentos no país. Num documento publicado pela Anistia Internacional em junho, chamado "Nigéria: Hora de Acabar com a Impunidade", a ONG denuncia torturas e outras violações de direitos cometidas por integrantes do grupo.
"Todos nós temos a responsabilidade de nos educarmos e ampliarmos nossa consciência sobre as tragédias que acontecem no mundo ao nosso redor e agir onde pudermos. Os recentes acontecimentos na Nigéria são uma crise de direitos humanos", escreveu o inglês em suas redes sociais.
As primeiras voltas da corrida, num autódromo estreante após as mudanças de calendário provocadas pela pandemia e sob garoa em alguns pontos, foram bastante agitadas.
Como previsto, Verstappen e Bottas duelaram pela segunda posição a partir da largada, mas o holandês espalhou e acertou Sergio Pérez quando voltava para a pista, perdendo posições.
As Mercedes e a Ferrari de Charles Leclerc tiveram dificuldades com o aquecimento dos pneus e foram ultrapassadas por Carlos Sainz, da McLaren, que assumiu a ponta. Hamilton também perdeu posição para Bottas e chegou a cair para a terceira colocação.
Para completar o início surpreendente, Kimi Raikkonen conseguiu saltar da 16ª para a 6ª posição com sua Alfa Romeo.
Mas nada disso durou muito tempo. Logo as Mercedes voltaram a ocupar as primeiras posições, Hamilton passou Bottas e terminou com vantagem de 25 segundos para o finlandês. Verstappen e Leclerc também recuperaram suas posições de largada e nelas terminaram.
Gasly, Sainz, Pérez, Ocon, Ricciardo e Vettel completaram os dez primeiros. Cerca de 27 mil espectadores estiverem presentes no autódromo de Portimão. Inicialmente eram esperados cerca de 50 mil, mas a capacidade foi reduzida devido às novas restrições causadas pela pandemia.
No fim de semana que vem, Ímola volta a receber uma prova da F-1 após 14 anos. O Grande Prêmio da Emilia-Romagna será disputado no próximo domingo (1º), às 9h10 (de Brasília).
Pilotos com mais vitórias na F-1 
1º Lewis Hamilton 92
2º Michael Schumacher 91
3º Sebastian Vettel 53
4º Alain Prost 51
5º Ayrton Senna 41
6º Fernando Alonso 32
7º Nigel Mansell 31
Retorno a Portugal
Foram 24 anos sem corrida da Fórmula 1 em Portugal. A última edição havia sido em 1996, em Estoril. Naquela ocasião, Jacques Villeneuve venceu em uma dobradinha da Williams com Damon Hill. O país recebeu o primeiro Grande Prêmio em 1958 e hoje recebeu a categoria pela 17ª vez. Vale lembrar que Portugal foi palco da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1. O brasileiro venceu com a Lotus em 1985, em Estoril. Além disso, a corrida já foi sediada nas cidades de Monsanto (Lisboa) e Porto.
Largada maluca
A largada do GP de Portugal foi um espetáculo à parte neste domingo. A combinação de traçado, temperatura e algumas gotas de chuva deu um toque especial que tornou o início da corrida bastante imprevisível.
Tanto é que a McLaren de Carlos Sainz apareceu na liderança - pulando da sétima para a primeira colocação. Lewis Hamilton, que fez a pole no sábado (24), conseguiu segurar a pressão de Bottas e Verstappen no início, mas em pouco tempo acabou superado.
O britânico sofreu com o aquecimento dos pneus nas primeiras curvas e acabou perdendo a ponta. Inicialmente para Bottas, mas depois para Sainz. O espanhol da McLaren levou vantagem ao optar pelos pneus macios e assumiu a frente.
Passada a loucura da largada, a Mercedes encontrou o ritmo (e temperatura de pneus) e retomou o controle da corrida a partir da sexta volta, com Bottas na liderança e Hamilton em segundo.
Longe das primeiras posições, também houve muita emoção. Destaque para Kimi Raikkonen, que ganhou incríveis dez posições com a sua Alfa Romeo. Ele pulou de 16º e para a sexta posição no começo do GP.
Ultrapassagem na volta 20
Valtteri Bottas tentou, mas não conseguiu segurar a pressão de Lewis Hamilton por muito tempo. O britânico acelerou forte e logo colou no companheiro de equipe. Curiosamente, ele registrava voltas rápidas enquanto reclamava pelo rádio com a equipe sobre os pneus.
Na volta 20, veio a ultrapassagem. Na longa reta de Algarve, Hamilton colocou de lado e reassumiu a ponta. Mais do que isso: uma vez na frente, deixou Bottas para trás e abriu vantagem confortável.
Esteban Ocon
O francês Esteban Ocon adotou uma estratégia impressionante na corrida. O piloto da Renault fez quase toda a corrida com os mesmos pneus médios da largada. Ele usou pneus macios em 54 das 66 voltas e só fez o seu pit stop no fim. Ele largou em 11º e completou na zona de pontuação.
Câibras
A oito voltas do fim, Hamilton usou o rádio para comunicar à equipe um inconveniente. Nada da problemas no carro ou pneus... O britânico informou a Mercedes que estava sofrendo com cãibras. Nada, porém, que impedisse o hexacampeão de levar o seu carro para a histórica vitória em Portugal.
Veja a classificação final do GP de Portugal:
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3º Max Verstappen (HOL/Red Bull)
4º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
5º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
6º Carlos Sainz (ESP/McLaren)
7º Sergio Perez (MEX/Racing Point)
8º Esteban Ocon (FRA/Renault)
9º Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
10º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
11º Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo)
12º Alexander Albon (TAI/Red Bull)
13º Lando Norris (ING/McLaren)
14º George Russell (ING/Williams)
15º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
16º Kevin Magnussen (DIN/Haas)
17º Romain Grosjean (FRA/Haas)
18º Nicholas Latifi (CAN/Williams)
19º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri)
20º Lance Stroll (CAN/Racing Point) - não completou
A tabela do Mundial de Fórmula 1 de 2020
 
1. Lewis Hamilton (Inglaterra) Mercedes - 257
2. Valtteri Bottas (Finlândia) Mercedes - 179
3. Max Verstappen (Holanda) RBR - 161
4. Daniel Ricciardo (Austrália) Renault - 80
5. Charles Leclerc (Mônaco) Ferrari - 75
6. Sergio Pérez (México) Racing Point - 74
7. Carlos Sainz Jr. (Espanha) McLaren - 69
8. Lando Norris (Inglaterra) McLaren - 65
9. Alexander Albon (Tailândia) RBR - 64
10. Lance Stroll (Canadá) Racing Point - 57
11. Pierre Gasly (França) AlphaTauri Honda - 53
12. Esteban Ocon (França) Renault - 40
13. Sebastian Vettel (Alemanha) Ferrari - 18
14. Daniil Kvyat (Rússia) AlphaTauri Honda - 14
15. Nico Hulkenberg (Alemanha) Racing Point - 10
16. Antonio Giovinazzi (Itália) Alfa Romeo - 3
17. Kimi Raikkonen (Finlândia) Alfa Romeo - 2
18. Romain Grosjean (França) Haas - 2
19. Kevin Magnussen (Dinamarca) Haas - 1
20. Nicholas Latifi (CAN) Williams - 0
21. George Russell (Inglaterra) Williams - 0
 
Mundial de construtores
1. Mercedes - 436 pontos
2. Red Bull - 225 pontos
3. McLaren - 134 pontos
4. Racing Point - 126 pontos
5. Renault - 120 pontos
6. Ferrari - 93 pontos
7. AlphaTauri - 67 pontos
8. Alfa Romeo - 5 pontos
9. Haas-Ferrari - 3 ponto
10. Williams - 0 ponto
 
Pontuação
1º lugar - 25 pontos
2º lugar - 18 pontos
3º lugar - 15 pontos
4º lugar - 12 pontos
5º lugar - 10 pontos
6º lugar - 8 pontos
7º lugar - 6 pontos
8º lugar - 4 pontos
9º lugar - 2 pontos
10º lugar - 1 ponto
Volta mais rápida - 1 ponto (caso termine entre os dez primeiros)
 
Calendário
 
 
25/10
Portugal - Portimão
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
11/10
Eifel - Nürburgring
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Valtteri Bottas (Finlândia) Mercedes
 
27/09
Rússia - Sochi
Vencedor: Valtteri Bottas (FIN, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
13/09
Toscana - Mugello
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
06/09
Itália - Monza
Vencedor: Pierre Gasly (FRA, AlphaTauri)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
30/08
Bélgica - Spa-Francorchamps
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
16/08
Espanha - Catalunha
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
09/08
70 Anos - Silverstone
Vencedor: Max Verstappen (HOL, Red Bull)
Pole: Valtteri Bottas (FIN, Mercedes)
 
02/08
Grã-Bretanha - Silverstone
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
19/07
Hungria - Budapeste
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
12/07
Estíria - Spielberg
Vencedor: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
Pole: Lewis Hamilton (GBR, Mercedes)
 
01/07
Áustria - Spielberg
Vencedor: Valtteri Bottas (FIN, Mercedes)
Pole: Valtteri Bottas (FIN, Mercedes)
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO