Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 29 de Setembro de 2019 às 12:22

Na Rússia, Hamilton aproveita abandono de Vettel e volta a vencer na Fórmula 1

Lewis Hamilton celebra conquista no no circuito de Socchi

Lewis Hamilton celebra conquista no no circuito de Socchi


DIMITAR DILKOFF/AFP/JC
Agência Estado
Contando com a sorte de um campeão, o inglês Lewis Hamilton aproveitou o abandono do então líder Sebastian Vettel e venceu o GP da Rússia neste domingo. O pentacampeão mundial voltou a triunfar na Fórmula depois de quatro provas e reforçou a soberania da Mercedes no circuito russo, onde a equipe alemã nunca foi derrotada.
Contando com a sorte de um campeão, o inglês Lewis Hamilton aproveitou o abandono do então líder Sebastian Vettel e venceu o GP da Rússia neste domingo. O pentacampeão mundial voltou a triunfar na Fórmula depois de quatro provas e reforçou a soberania da Mercedes no circuito russo, onde a equipe alemã nunca foi derrotada.
A corrida em Sochi pode ser divididas em duas parte. Na primeira, como acordado previamente no jogo de equipe da Ferrari para evitar um ataque de Hamilton, Charles Leclerc, que havia feito a pole, deixou Vettel passar na largada, com a promessa de que voltaria ao primeiro lugar. No entanto, o alemão descumpriu o combinado e seguiu na liderança até perto da metade da prova.
A inversão só aconteceu no pit stop. Pouco tempo depois de colocar pneus médios e voltar em quarto, atrás do monegasco, o alemão sofreu um problema na unidade de potência de seu carro e foi forçado a abandonar. Curiosamente, foi na Rússia que aconteceu a inversão Bottas/Hamilton em 2018.
A partir daquele momento, a prova no traçado russo ganhou um novo contorno. O safety car virtual entrou para retirar o carro de Vettel e acabou ajudando Hamilton, que assumiu a liderança. O piloto inglês voltou dos boxes oito segundos à frente de Leclerc e com pneus macios, comprovando que, além de talento, ele costuma ter muita sorte.
O inglês teve inteligência e conseguiu manter a ponta até o final para conquistar a nona vitória em 16 corridas na temporada, a 82ª na carreira e a quarta na Rússia que o isola ainda mais na liderança do Mundial de Pilotos. Agora, ele tem 322 pontos contra 249 do seu companheiro e vice-líder Valtteri Bottas e 215 de Leclerc, o terceiro.
"É incrível o resultado de hoje pelo fato de o quão rápidos eles eram desde a largada. Até para acompanhá-los era difícil. Parecia um longo caminho para alcançá-los", disse o vencedor, que faturou um ponto extra pela volta mais rápida e pode ser hexacampeão nos Estados Unidos, a antepenúltima corrida.
A dobradinha da Mercedes, a primeira desde o GP da Inglaterra, em julho, foi completa com Valtteri Bottas em segundo. O finlandês foi essencial na vitória de Hamilton, uma vez que se colocou como um obstáculo às investidas de Charles Leclerc, que acabou fechando o pódio.
A Red Bull apareceu na sequência com o holandês Max Verstappen na quarta colocação e o tailandês Alexander Albon, um dos destaques da corrida, no quinto lugar, mesmo depois de ter largado dos boxes.
O espanhol Carlos Sainz Jr e o inglês Lando Norris, companheiros da McLaren, ficaram na sexta e oitava posições, respectivamente, com o mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, entre eles. O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, e o alemão Nico Hulkenberg, da Renault, fecharam o top 10.
A Fórmula 1 dá uma pausa e retorna em duas semanas para o GP do Japão, no circuito de Suzuka, a 17ª de 21 etapas da atual temporada. A corrida está marcada para o dia 13 de outubro.
Confira a classificação do GP da Rússia:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h33min38s992
2) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 3s829
3) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 5s212
4) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 14s210
5) Alexander Albon (TAI/Red Bull), a 38s348
6) Carlos Sainz Jr.(ESP/McLaren), a 45s889
7) Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 48s728
8) Lando Norris (ING/McLaren), a 57s749
9) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 58s779
10) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 59s841
11) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 60s821
12) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1min02s496
13) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 1min08s910
14) Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 1min10s076
15) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 1min13s346
Abandonaram a prova:
Romain Grosjean (FRA/Haas)
Robert Kubica (POL/Williams)
George Russell (ING/Williams)
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO