Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Futebol

- Publicada em 22 de Abril de 2019 às 03:00

Estaduais definem seus campeões

O domingo não teve decisão no Rio Grande do Sul, já que a final do Campeonato Gaúcho foi antecipada para quarta-feira, em virtude de compromissos do campeão Grêmio na Libertadores da América. Em outros 16 estados brasileiros, porém, a tarde de ontem foi de festa e volta olímpica. Entre os campeões, equipes que já estão acostumadas com a taça regional, bem como equipes que puderam deleitar-se com o título tão desejado depois de anos de jejum. 
O domingo não teve decisão no Rio Grande do Sul, já que a final do Campeonato Gaúcho foi antecipada para quarta-feira, em virtude de compromissos do campeão Grêmio na Libertadores da América. Em outros 16 estados brasileiros, porém, a tarde de ontem foi de festa e volta olímpica. Entre os campeões, equipes que já estão acostumadas com a taça regional, bem como equipes que puderam deleitar-se com o título tão desejado depois de anos de jejum. 
Antes do começo do Campeonato Brasileiro, que terá os primeiros jogos no próximo sábado, o Jornal do Comércio fez um giro pelos campeonatos estaduais, mostrando a festa de quem poderá terminar o ano dizendo que manda, pelo menos, na própria aldeia.

Minas Gerais

No sábado, o Cruzeiro coroou uma campanha invicta e levou o bicampeonato, após empatar com o Atlético-MG por 1 a 1. O Galo, que precisava vencer, abriu o placar com Elias. A Raposa, porém, buscou o empate com Fred, batendo pênalti marcado com auxílio do vídeo. O centroavante foi o artilheiro do campeonato, com 12 gols. É a 38ª vez que o Cruzeiro dá a volta olímpica no estadual, contra 44 conquistas do tradicional rival.

Rio de Janeiro

O Campeonato Carioca terminou sem surpresas. Depois de vencer por 2 a 0 no jogo de ida, o Flamengo repetiu a dose contra o Vasco ontem, no Maracanã. Além de ser a 35ª conquista regional do clube, trata-se do segundo título consecutivo e o quinto do Mengão nos últimos dez anos. William Arão e Vitinho fizeram os gols da conquista, diante de mais de 52 mil pessoas. Ao final do jogo, o treinador vascaíno, Alberto Valentim, foi demitido.

São Paulo

Foi no finalzinho. Aos 43 da etapa final, Vágner Love marcou o gol decisivo para o Corinthians na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, ontem, que deu o 30º título paulista do Timão. Os donos da casa saíram ganhando com Danilo Avelar, mas Antony empatou para o São Paulo - o que levava tudo para os pênaltis, depois do empate sem gols no jogo de ida. Mas Love aproveitou cruzamento de Sornoza para, no apagar das luzes, garantir o tricampeonato.

Pernambuco

O drama se arrastou até os pênaltis, mas o Sport está livre para comemorar o 42º título pernambucano. No tempo normal, o Náutico venceu o jogo de volta por 2 a 1, fora de casa, depois de perder por 1 a 0 a partida de ida. Como o regulamento não previa gol qualificado na final, a definição ficou para as penalidades. O Leão foi mais eficiente, acertando todas as suas cobranças, e o goleiro Maílson pegou a cobrança decisiva de Diego Silva, sacramentando o 4 a 3 final. 

Santa Catarina

Na marca da cal, o Avaí demonstrou mais competência para conquistar o 17º título catarinense. Após empate em 1 a 1 no jogo único contra a Chapecoense, o Leão da Ilha fez 4 a 2 nas penalidades. Mas a decisão teve um drama extra: Bruno Pacheco, da Chape, perdeu a última cobrança, mas o árbitro Bráulo da Silva Machado teve dúvidas e consultou o VAR. Após longos minutos, o resultado foi confirmado, liberando a festa para a torcida campeã.

Bahia

A zebra ameaçou dar as caras, mas a camisa pesou e o Bahia é bicampeão. Após empate em 1 a 1 no jogo de ida contra o Bahia de Feira de Santana, o tricolor baiano saiu ganhando ontem logo aos oito minutos, gol de Gilberto em cobrança de pênalti. Ainda assim, o adversário, cohecido como Tremendão, não deu folga, fazendo um confronto parelho até o apito final. É a 48ª taça regional do Bahia, e a segunda da carreira do treinador Roger Machado, que assumiu o clube há menos de um mês.

Outros estados

Outros quatro estados com representantes no Brasileirão deste ano definiram campeões ontem. No Paraná, o Athletico-PR não só precisou vencer no tempo normal (1x0), como teve que contar com os pênaltis para superar o surpreendente Toledo por 6x5 e levantar a taça. No Ceará, o Fortaleza superou o Ceará nos dois jogos decisivos (2x0 e 0x1). Outro que vai embalado para o Brasileirão é o CSA, que venceu o Alagoano, nos pênaltis, contra o rival CRB, após duplo 1x0 nos jogos finais. Já o Goiás foi patrolado pelo Atlético-GO, com 3x0 e 0x1 nas duas partidas da final.
Além desses, foram definidos neste fim de semana os campeões no Distrito Federal (Gama); Mato Grosso (Cuiabá); Mato Grosso do Sul (Águia Negra); Pará (Remo); Paraíba (Botafogo-PB); e Sergipe, onde o Frei Paulistano venceu pela primeira vez na história.
Ainda estão em aberto os campeões em oito estaduais. Alguns - como o acreano, capixaba e potiguar - decidem no decorrer desta semana; outros estados, como Tocantins e Roraima, estão mais atrasados. A situação mais curiosa é no Amazonas, que foi para o tapetão. Está marcado para hoje o julgamento que pode anular a decisão do returno, e só após essa decisão devem ser agendadas as datas da final.