Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Copa 2018

- Publicada em 24 de Junho de 2018 às 21:25

Terceira rodada começa nesta segunda-feira e primeiros grupos serão definidos


Arte/JC
 
 

No Grupo A, Uruguai e Rússia fazem confronto direto pela ponta

Cheryshev saiu do banco para virar destaque russo

Cheryshev saiu do banco para virar destaque russo


GABRIEL BOUYS/AFP/JC
Embora não seja exatamente uma zebra, a verdade é que pouca gente projetava, antes do começo da Copa, que a Rússia terminasse como líder no Grupo A. Porém, as boas atuações e a chuva de gols contra Arábia Saudita e Egito deixaram os anfitriões muito perto da vaga mais nobre para as oitavas de final. Com saldo positivo de sete gols, basta aos russos um empate contra o Uruguai, às 11h desta segunda-feira, em Samara, para garantir a liderança nos critérios de desempate.
Os dois times já estão classificados para a próxima fase, uma vez que venceram seus dois compromissos até aqui. Aos uruguaios, porém, apenas a vitória serve para deixá-los na primeira colocação.
A Celeste terá o desfalque do zagueiro Giménez, autor do gol na partida de estreia, contra o Egito. Ele sofreu uma lesão na coxa, e não há prazo para que retorne aos gramados. A seleção russa, por sua vez, deve vir com o que tem de melhor, e confia na boa fase de Cheryshev, que saiu do banco de reservas na estreia para virar sensação do time, com três gols em dois jogos.
No outro confronto do grupo, Arábia Saudita e Egito dão adeus ao Mundial a partir das 11h, em Volgogrado. Os árabes tentam obter sua primeira vitória em Copas desde 1994, enquanto o craque egípcio Mohammed Salah busca, ao menos, despedir-se com uma boa atuação.

Portugal e Espanha lideram o Grupo B, mas Irã sonha com milagre

Cristiano Ronaldo já marcou quatro gols na Copa

Cristiano Ronaldo já marcou quatro gols na Copa


YURI CORTEZ/AFP/JC
O cenário ainda está em aberto para as duas vagas no Grupo B da Copa. As favoritas Espanha e Portugal estão na frente, mas o modesto Irã segue vivo, graças à vitória obtida na estreia contra o Marrocos. Assim, o confronto entre iranianos e portugueses, que ocorre às 15h, em Saransk, pode não ser dos mais fáceis para Cristiano Ronaldo e seus companheiros, já que enfrentam uma seleção ainda viva na disputa por uma vaga nas oitavas.
Em teoria, um empate até poderia ser suficiente para que as duas seleções avancem. Porém, não existe margem para pensar em um jogo de compadres, uma vez que o Irã marcou bem menos gols na Copa que a Espanha - que vai a Kaliningrado, também às 15h, enfrentar o já eliminado Marrocos. Ou seja, um empate só daria vaga aos Leões da Pérsia se os marroquinos fizessem uma improvável vitória por dois ou mais gols de diferença - uma zebra que a Fúria dificilmente estará disposta a considerar.
Outro cenário em aberto envolve a liderança da chave. Caso vençam seus jogos, Portugal e Espanha estariam igualados em sete pontos - o que pode dar contornos decisivos ao número de gols marcados em cada jogo de hoje. Mais uma motivo para que Cristiano Ronaldo, que marcou quatro gols na Copa até aqui, e o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, com três, sigam brigando palmo a palmo pela artilharia do torneio.