Porto Alegre, domingo, 26 de janeiro de 2020.

Jornal do Com�rcio

Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

COMENTAR | CORRIGIR

ensino superior

Not�cia da edi��o impressa de 18/01/2019. Alterada em 08/04 �s 07h27min

P�s-gradua��o � diferencial nas empresas de recrutamento e sele��o

Busca por qualifica��o ap�s a gradua��o virou obriga��o para quem planeja al�ar voos mais altos

Busca por qualifica��o ap�s a gradua��o virou obriga��o para quem planeja al�ar voos mais altos


LOUISE SCHMITT/DIVULGA��O/JC
Jo�o Dienstmann
A oferta de vagas em abundância no Ensino Superior, ao contrastar com a redução no número de oportunidades no mercado de trabalho, criou uma mudança no perfil de profissional contratado pelas empresas. Há alguns anos, bastava ao candidato ter terminado a graduação para contar pontos importantes no processo seletivo para uma vaga. Hoje, segundo os recrutadores, ter o diploma em mãos é tão somente um pré-requisito para almejar um emprego.
Com um número maior de postulantes às vagas à disposição, a busca pela qualificação após a graduação, com especialização, mestrado e/ou doutorado virou obrigação para quem planeja alçar voos mais altos dentro da empresa ou quer um emprego com maior remuneração. A coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Metta Capital Humano, Luciana Adegas, destaca que o conhecimento técnico e o maior domínio de algumas ferramentas e atividades contam bastante na hora de analisar o currículo. Contudo, ela alerta para outro ponto fundamental: "A questão comportamental é muito importante. O candidato pode ter um rol extenso de cursos, mas, sem isso, não conseguirá recolocação", aponta.
A coordenadora traça um paralelo entre as vagas existentes e a qualificação do candidato que pretende concorrer ao posto. Na Metta, segundo Luciana, as vagas mais comuns são para cargos iniciais, cuja exigência de qualificação é menor - porém, o salário também é reduzido. Com o alto nível de desemprego, muitas vezes há concorrentes com currículos discrepantes, ou seja, alguns muito qualificados e outros com menos atributos. "Para esse tipo de cargo, as empresas ficam receosas em contratar alguém com um excelente currículo, pois temem perdê-la meses depois se uma vaga melhor aparecer, e todo o treinamento e tempo de adaptação é perdido", explica.
Por isso, uma das alternativas é começar uma pós-graduação quando já estiver empregado, inclusive para atender melhor aos anseios da empresa na qual atua.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Fa�a aqui a sua pesquisa por �rea ou institui��o de ensino

Pesquisa por palavra-chave:

Institui��o:


�rea:


Tipo de curso:











Base de dados com 1043 cursos de 31 institui��es no Rio Grande do Sul.


EXPEDIENTE

Editor-Chefe: Guilherme Kolling | Editora Cadernos Especiais: Ana Fritsch | Produ��o: Fernanda Crancio / Reportagem: Jo�o Dienstmann | Pesquisa de cursos: Melissa Renz | Website: Thiago Machado, Paulo Serpa Antunes e i94.Co. - Jornal do Com�rcio