Porto Alegre, quinta-feira, 19 de dezembro de 2019.

Jornal do Com�rcio

Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Perspectivas 2020

COMENTAR | CORRIGIR

NEG�CIOS

Not�cia da edi��o impressa de 19/12/2019. Alterada em 18/12 �s 18h05min

Para empreender de forma certeira em 2020

Entre as tend�ncias para 2020, Wendy destaca as solu��es para as chamadas 'cidades inteligentes'

Entre as tend�ncias para 2020, Wendy destaca as solu��es para as chamadas 'cidades inteligentes'


Tatiany Lukrafka/DIVULGA��O/JC
Vitorya Paulo
No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas estão envolvidas em atividades empreendedoras, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com o apoio do Sebrae em 2018. Quem pensa em somar neste número em 2020 e abrir o seu negócio deve ter conhecimento sobre o nicho em que deseja focar e estratégias bem pensadas.
No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas estão envolvidas em atividades empreendedoras, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com o apoio do Sebrae em 2018. Quem pensa em somar neste número em 2020 e abrir o seu negócio deve ter conhecimento sobre o nicho em que deseja focar e estratégias bem pensadas.
Segundo a pós-doutora em Empreendedorismo, Estratégia, Planejamento e Inovação em Negócios e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Wendy Beatriz Haddad, "a economia é um ciclo" e o mais importante para o próximo ano é se empoderar efetivamente do próprio empreendimento, sabendo suas forças e potenciais fraquezas. "O empreendedor nunca está pronto, mas sempre em formação", afirma.
Entre as tendências para 2020, Wendy destaca as soluções para as chamadas "cidades inteligentes". Na opinião da especialista, as questões de mobilidade devem nortear os debates sobre o assunto. "Surgiram os aplicativos de transporte, mas eles não resolveram o nosso problema", frisa. Para essas alternativas, outra aposta são os investimentos em tecnologia em diversas áreas, como as fintechs: empresas de finanças com cunho tecnológico. "Estamos vivendo uma mudança de paradigmas. Temos que investir em tecnologia e inovação", afirma. Além disso, na visão da professora, parcerias entre empresas e investidores diversos, como universidades e poder público, são estratégias para fazer o negócio se desenvolver.
Outro nicho promissor é o mercado da saúde. A preocupação com diagnósticos mais rápidos e precisos está na mira dos empreendedores. Essa interpretação é compartilhada com o diretor do Centro de Gestão Organizacional da Univates, Sandro Faleiro. "Muitas organizações estão prestando atenção nesse ramo", afirma. O professor aposta na tecnologia como uma forte potência para o próximo ano, principalmente nos investimentos em Inteligência Artificial. Faleiro classifica a produção de alimentos como um destaque para o futuro. Para se diferenciar no mercado, ele também aposta no aperfeiçoamento constante dos colaboradores.
"O empresariado tem que garantir que os funcionários participem das capacitações e desenvolvam suas habilidades."

Novos neg�cios devem atrair mais investidores

Leandro Fernandes, assessora da Genial Investimentos
Leandro Fernandes, assessor da Genial Investimentos
Mauro Schaefer/Especial/JC
Leonardo Fernandes, formado pela Universidade Columbia de Nova Iorque e assessor de investimentos da corretora de valores Genial Investimentos, diz que os empreendedores sairão em vantagem em 2020. Isso porque os novos negócios estão mais atrativos, em termos de conversão financeira, do que as opções tradicionais oferecidas por bancos e corretoras.
"O investidor brasileiro já não consegue ter mais o mesmo retorno de antes em aplicações, pois a taxa básica de juros está no menor patamar da história, em 5% ao ano. Por isso, esse investidor estará mais propenso a ouvir novas ideias de negócios para aplicar o seu dinheiro. Cada vez mais, o público em geral está ouvindo falar nas startups e em casos de sucesso. Será mais fácil conseguir levantar capital para novos investimentos do que conseguir um emprego tradicional", aponta ele.
E, para chegar neste ponto, não precisa muito. Segundo Fernandes, os jovens pensam que devem ter uma grande ideia que ninguém pensou antes. Mas, na verdade, o que ele precisa é olhar diferente para um velho problema, ou ver formas de melhorar determinado serviço ou atender a necessidades de nichos, como o de idosos e o de quem tem animais de estimação. "O jovem precisa ir desenvolvendo de forma gradual a sua ideia, testando a viabilidade, ouvindo feedbacks. Isso poupa esforços, atrai recursos financeiros, colaboradores e cria redes de ajuda."
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia