Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
Dia Nacional do Minist�rio P�blico.

Jornal do Com�rcio

Perspectivas 2019

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

Not�cia da edi��o impressa de 14/12/2018. Alterada em 13/12 �s 23h00min

Mercados externos animam pecuaristas e ind�strias

Criadores esperam aumento da lista de mercados compradores das carnes brasileiras no pr�ximo ano

Criadores esperam aumento da lista de mercados compradores das carnes brasileiras no pr�ximo ano


/ALINA SOUZA/ESPECIAL/PAL�CIO PIRATINI/JC
Thiago Copetti
As possibilidades internacionais abertas neste ano ao setor de produção e processamento de frango, suínos e bovinos vão rebater nos números de 2019 de forma significativa. A lista de países que estão abrindo, ampliando ou retomando suas compras por aqui é extensa. Do México à Rússia, passando por Chile, Coreia do Sul e Egito, os portos de desembarque da proteína gaúcha são cada vez mais demandados.
Ainda há a possibilidade de que, enfim, os Estados Unidos também voltem a ser clientes de nossos cortes de carne de gado, assim como o possível fim da sobretaxa chinesa ao frango brasileiro. E vale ressaltar que as exportações do setor ao mercado chinês aumentaram mesmo com a ampliação dos impostos às aves importadas do Brasil, cobrança iniciada no primeiro semestre.
A pecuária é um setor sujeito a inúmeras variáveis internas e externas - do câmbio a questões sanitárias e geopolíticas. E as possibilidades de flutuações são grandes para 2019. Ainda assim, há mais indicadores apontando para ampliação geral de vendas no mercado de carnes bovina e especialmente suína e de frango.
São dois os motores do otimismo geral do setor quanto ao próximo ano. Para as exportações, o segmento vinha fazendo grandes apostas na possibilidade ampliar suas vendas com a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Especialistas avaliam que mesmo a trégua entre os dois países não impede a ampliação dos embarques ao gigante asiático, mas em menor escala e de forma mais sustentável.
Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, uma possível reaproximação norte-americana não impedirá o crescimento das vendas. "A China demandará mais alimentos e tem no Brasil um importante parceiro. É melhor um aumento gradual das vendas do que um aumento muito rápido, que poderia levar empresas a ampliar produção e depois não ter como sustentar essa operação", diz Turra.
O executivo avalia que o risco maior seria ter uma planta industrial adaptada para produzir mais e perder o mercado no meio do caminho, após um acordo entre os dois países. Turra ressalta ainda que existem outras boas alternativas no meio do caminho, especialmente México e Rússia, dois bons terrenos para incrementar os negócios. Em novembro, o Ministério da Agricultura anunciou que estava concluído o processo de habilitação de 26 novas plantas para vendas ao México, inclusive no Rio Grande do Sul. O anúncio da ampliação de oportunidades no México veio poucos depois da retomada do mercado russo, comemorado pelo setor. Quatro plantas frigoríficas gaúchas já foram autorizadas a fazer embarques para a Rússia.
"O mercado russo tem um significado importante, em especial, pela representatividade que desempenhou nos últimos anos, como principal destino das vendas brasileiras", afirma Turra.
Antes do alegado embargo sanitário, no final de 2017, o país teria deixado de importar, ao longo deste ano, mais de 230 mil toneladas. O que pode ser uma referência do potencial para 2019. Outro fator que tende a estimular as vendas brasileiras é o avanço da Peste Suína Africana em diferentes países, o que não ocorre por aqui.

Cortes nobres t�m mais espa�o para crescer

Gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, F�bio Medeiros avalia que a amplia��o de mercados para su�nos no Exterior tamb�m pode ser porta de entrada para cortes nobres bovinos. "Al�m da R�ssia, temos perspectivas de ingressar com a carne bovina em boa quantidade na Indon�sia e na Tail�ndia ainda em 2019", antecipa Medeiros.

O crescimento das exporta��es bovinas tamb�m tem espa�o na Am�rica Latina, destaca o presidente da associa��o, Jos� Roberto Pires Weber, especialmente no Chile, para onde as vendas quase dobraram entre 2017 e 2018. De acordo com dados da Associa��o Brasileira de Frigor�ficos (Abrafrigo), o mercado chileno comprou, entre janeiro e outubro deste ano quase 73 mil toneladas de carnes bovinas desossadas, frescas ou refrigeradas do Brasil, alta de 89% em rela��o a 2017.

"Mercados n�s temos muito, mas o consumo interno � t�o grande que nos falta produto para aumentar as exporta��es de carnes nobres com certifica��o de qualidade", ressalta Weber.

Consumo interno de carne e leite ter� demanda extra

Representantes de criadores de bovinos de corte e de leite e ind�strias s�o un�nimes no otimismo quanto ao aumento do consumo de carne e em derivados do leite no mercado dom�stico em 2019. A confian�a vem de perspectivas de recupera��o de renda e emprego no Pa�s, parte motivada pela expectativa de que reformas fiscais sejam feitas pelo novo governo federal, o que estimularia a economia nacional.

Presidente da Federa��o da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gede�o Pereira explica que a cria��o ga�cha fica praticamente toda no Estado, e, por isso, ao produtor local o que mais afeta compra e venda s�o �ndices de desemprego, infla��o, taxas de juros e recupera��o de renda. "O consumo dom�stico tem tudo para se expandir no pr�ximo ano. O governo tende a ter seu peso reduzido com privatiza��es e com as reformas necess�rias, e isso estimula economia", opina Gede�o.

Assim como o prato brasileiro deve receber mais carne de gado, o copo igualmente deve ficar mais cheio de leite em 2019, avalia o presidente do Sindicato da Ind�stria de Latic�nios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra. O setor l�cteo do Brasil espera, al�m do aumento do consumo, que n�o se repita a invas�o de leite em p� do Mercosul para desestabilizar o setor. "O problema n�o � nem a quantidade de leite que ingressa. O dano ocorre porque h� um ingresso concentrado demais, o que faz os estoques nacionais subirem e os pre�os desabarem", explica Guerra.

Para o executivo, a tend�ncia segue de retra��o no n�mero de fam�lias na atividade, o que teria seu lado positivo. Guerra ressalta que para melhorar a competitividade do setor o ideal seria que as empresas fa�am a coleta em menos propriedades, e em propriedades melhores estruturas. Com mais tecnologia, as propriedades produzem mais leite por hectare e por animal. "Aumentar a produtividade segue sendo nosso maior desafio, mais do qualquer o problema do leite que ingressa do Mercosul", resume o presidente do Sindilat.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

EXPEDIENTE

Editor-chefe: Guilherme Kolling | Editor de Economia: Luiz Guimar�es | Editores: Ana Fritsch, Cristiano Vieira, Carol Zatt, Daniel Sanes, Juliano Tatsch, Luciana Radicione, Luciane Medeiros, Marcelo Beledeli, Mauro Belo Schneider, Cristine Pires, Paula Coutinho e Paula Quedi | Rep�rteres: Adriana Lampert, Bruna Suptitz, Carlos Villela, Carolina Hickmann, Deivison �vila, Fernanda Crancio, Guilherme Daroit, Igor Natusch, Isabella Sander, Jefferson Klein, Marcus Meneghetti, L�via Ara�jo, Roberta Mello, Thiago Copetti, Ricardo Gruner, Patr�cia Knebel, e Suzy Scarton | Projeto gr�fico: Lu�s Gustavo S. Van Ondheusden | Diagrama��o: Caroline Motta, Ingrid Muller, Juliano Bruni, Kimberly Winheski | Revis�o: Rafaela Milara e Thiago Nestor | Transposi��o para a internet: Equipe do JC On-Line e i94.Co. - Jornal do Com�rcio