Porto Alegre, quarta-feira, 17 de outubro de 2018.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

Hospitais no Estado

Notícia da edição impressa de 18/10/2018. Alterada em 08/10 às 00h00min

Instituto do Câncer do Hospital Tacchini tem atendimento focado no paciente

Hospital serrano é referência no tratamento de câncer no sul do País

Hospital serrano é referência no tratamento de câncer no sul do País


HOSPITAL TACCHINI/DIVULGAÇÃO/JC
Desde sua fundação em 1924, o Hospital Tacchini sempre trabalhou focado em oferecer serviços em saúde, a fim de atender a demanda da população da cidade de Bento Gonçalves. Ao longo deste tempo, a instituição cresceu e tornou-se referência no atendimento para 29 municípios da serra gaúcha. Para atender a toda essa população, superior a 430 mil habitantes, o Tacchini ampliou sua estrutura predial, investiu em tecnologia de alta performance, contratou mais profissionais e, hoje, é um dos hospitais de excelência do Estado. Paralelo a isso, a casa de saúde atualiza suas ações anualmente, através de um planejamento estratégico capaz de prever e antecipar os futuros investimentos.
Foi através deste planejamento que surgiu o Instituto do Câncer, onde o acolhimento e a dedicação ao paciente oncológico estão sempre em evidência. O superintendente executivo do hospital, Hilton Mancio, destaca que todos os recursos para o tratamento do câncer encontram-se no Tacchini. "O tratamento e a prevenção ao câncer são prioridade para o Tacchini. Diante disso, queremos muito interferir no volume de incidência da doença na região. Temos a certeza de estar fazendo o bem para toda a nossa região", declara.
Através de uma equipe multiprofissional, o Instituto do Câncer presta toda a assistência necessária, desde a primeira consulta até a última sessão de quimioterapia ou radioterapia. O setor conta com 57 profissionais, todos comprometidos em garantir uma assistência com qualidade e segurança aos pacientes. Na área médica dispõe de profissionais de referência como oncologistas clínicos, hematólogos, cancerologista cirúrgico, urologista, mastologista, cirurgião torácico, cirurgião do aparelho digestivo, cirurgião da cabeça e pescoço, ginecologista e oncorradioterapeuta, além de uma geneticista que realiza o mapeamento dos pacientes e apoia as equipes no momento de decidirem as melhores formas, bem como o tempo de duração dos tratamentos.
Referência pela rede pública em oncologia para a Região Nordeste do Rio Grande do Sul, o Instituto do Câncer está localizado no prédio E do Hospital Tacchini e possui uma área de 1,5 mil metros quadrados, com oito consultórios, 32 poltronas e oito boxes para tratamento quimioterápico, além de outros quatro consultórios e equipamentos para tratamentos de radioterapia. Conta ainda com os serviços de apoio prestados pelo Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Bloco Cirúrgico e Internação e Emergência 24hs.
Passados mais de 25 anos desde que começou a oferecer o atendimento oncológico, o Hospital Tacchini, baseado nas informações oriundas da área de pesquisa da instituição, conta com uma base de dados sobre todos os pacientes atendidos nos últimos 13 anos. Abriga ainda um dos melhores equipamentos de Radioterapia do Sul do País, sendo o único da serra gaúcha habilitado para tratamentos com intensidade modulada (IMRT). Além dessa técnica, o hospital adquiriu um dispositivo de imagem digital integrado ao próprio equipamento, que permite realizar imagens das áreas de tratamento antes de cada aplicação (IGRT), possibilitando visualizar as regiões de interesse e ajustes precisos da posição.
Desta forma, o Hospital Tacchini se posiciona como um dos principais centros de tratamento de câncer do Sul do País, entregando tratamentos cada vez mais seguros e precisos aos pacientes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia