Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Jornal da Lei

- Publicada em 01 de Março de 2021 às 20:36

Estado laico, voto, federalismo: os 130 anos da Constituição de 1891

Constituição de 1891 foi criada dois anos após a abolição legal da escravidão no Brasil

Constituição de 1891 foi criada dois anos após a abolição legal da escravidão no Brasil


Arquivo Nacional/Reprodução/Domínio Público/JC
A Constituição de 1891 completou 130 anos no dia 24 de fevereiro. Para comemorar essa data, o jurista Aldo Arantes e o historiador Frederico Tomé, estudiosos do assunto, falam sobre as cartas magnas do Brasil e algumas curiosidades da primeira Constituição Republicana, um marco na história do País.
A Constituição de 1891 completou 130 anos no dia 24 de fevereiro. Para comemorar essa data, o jurista Aldo Arantes e o historiador Frederico Tomé, estudiosos do assunto, falam sobre as cartas magnas do Brasil e algumas curiosidades da primeira Constituição Republicana, um marco na história do País.
A Constituição de 1891 foi criada dois anos após a abolição legal da escravidão no Brasil. O texto constitucional trouxe proteção dos direitos das pessoas negras no País?
Não, principalmente devido à força dos setores conservadores, entre eles os cafeicultores, que eram maioria na assembleia constituinte. De acordo com o advogado e deputado constituinte de 1988 Aldo Arantes, somente em 1934 houve a primeira constituição com destaque a direitos sociais - no caso, os direitos trabalhistas.
A segunda constituição brasileira, e a primeira da República, trouxe consigo a federalização ao País, que passou a ser chamado de Estados Unidos do Brasil. Isso significa que tanto estados quanto municípios passaram a ser considerados entes federados?
A resposta é verdadeira para estados, que passaram a ser, formalmente, independentes. Mas não havia condições políticas e de comunicação para inserir os municípios no contexto constitucional. O historiador Frederico Tomé comenta que, com a nova legislação, os municípios só foram entendidos como entes federativos. "Em 1891, a importância recaía nos estados e havia uma costura política na qual os municípios eram chamados a cooperar", explica Tomé.
A Constituição de 1891 foi inspirada na constituição de qual país?
A constituição republicana foi inspirada na Constituição norte-americana de 1787, até hoje a única nos EUA. "(É uma) imitação do direito constitucional norte-americano, introduzido por Rui Barbosa, inclusive ao trazer o nome Estados Unidos", destaca o jurista Aldo Arantes. Os especialistas criticam que houve uma transposição do material norte-americano para a realidade brasileira, até mesmo na parte dos direitos individuais civis. Por exemplo, o texto destaca a premissa do individualismo, mas não traz condições para que os indivíduos possam exercer, de fato, sua cidadania e direitos individuais.
O direito à propriedade privada perdeu força com a nova constituição?
Pelo contrário, o texto constitucional reforçava o direito à propriedade privada e passou a exigir da União pagamento de indenização em caso de desapropriação. Segundo o advogado Aldo Arantes, esse fator foi um dificultador financeiro para que se fizesse uma repartição de terras no País, diante da concentração e força política dos cafeicultores da época.
O casamento religioso continuou com os mesmos efeitos legais que tinha no Império?
Não. A constituição de 1891 estabeleceu, pela primeira vez, o rompimento entre Estado e Igreja. Assim, diferentemente do que acontecia na monarquia, quando a religião embasava e fundamentava as decisões do rei, a república estabelecia o estado laico, exigindo o casamento civil para reconhecimento da união matrimonial.
A constituição republicana expressava textualmente que mulheres não poderiam votar?
Não, mas também não dizia que podia. O advogado Aldo Arantes interpreta que a Constituição proibiu o direito de mulheres de forma indireta ao usar o termo "cidadãos" e não "cidadãos e cidadãs". A primeira mulher a votar no Brasil foi a professora Celina Guimarães Viana, no Rio Grande do Norte, que conseguiu na Justiça o direito ao voto - isso no ano de 1927. O voto feminino foi reconhecido nacionalmente somente depois, na Constituição de 1932.
A previsão constitucional de levar a capital do país para o interior ocorreu em 1891?
Apesar da mudança da capital para Brasília só ter acontecido de fato quase 70 anos depois, durante o mandato do presidente Juscelino Kubitschek, a constituição de 1891 já determinava, desde aquela época, a interiorização da sede dos poderes do País.
Quem foi o principal constituinte e autor da Constituição de 1891?
Rui Barbosa. Político, jornalista e jurista, foi um dos intelectuais mais conhecidos do seu tempo. Ele foi designado por Deodoro da Fonseca como representante do novo governo republicano, organizando a constituição da Primeira República ao lado de Prudente de Moraes.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/03/01/206x137/1_jurista__constitucionalista_e_escritor__rui_barbosa_teve_destaque_na_formulacao_em_1891__foto__acervo_digital_afro_brasileiro_dominio_publico-9260904.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'603d6f07c2667', 'cd_midia':9260904, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/03/01/jurista__constitucionalista_e_escritor__rui_barbosa_teve_destaque_na_formulacao_em_1891__foto__acervo_digital_afro_brasileiro_dominio_publico-9260904.jpg', 'ds_midia': 'Jurista, constitucionalista e escritor, Rui Barbosa teve destaque na formulação em 1891- Foto  Acervo Digital Afro-Brasileiro Domínio Público', 'ds_midia_credi': 'Acervo Digital Afro-Brasileiro/Domínio Público/JC', 'ds_midia_titlo': 'Jurista, constitucionalista e escritor, Rui Barbosa teve destaque na formulação em 1891- Foto  Acervo Digital Afro-Brasileiro Domínio Público', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '295', 'cd_midia_h': '242', 'align': 'Left'}
Rui Barbosa foi um dos intelectuais mais conhecido do seu tempo. FOTO: Acervo Digital Afro-Brasileiro/Domínio Público/JC
Há uma cláusula pétrea da Constituição de 1988 que protege a liberdade de locomoção do indivíduo contra abusos do Estado. Este direito já existia antes, mas passa a ser incorporado na constituição brasileira em 1891. Qual é o nome desse instrumento jurídico?
É o habeas corpus. Ele foi introduzido na sociedade brasileira pelo Código de Processo Criminal de 1832. É um instrumento de proteção do cidadão contra prisão ou constrangimento ilegal em sua liberdade. Em 1871, instituiu-se o habeas corpus preventivo e estendeu seu alcance a estrangeiros. Na Constituição de 1891, ele aparece no artigo 72, parágrafo 22.
Quanto tempo levou entre o início dos trabalhos da Assembleia Constituinte e a promulgação da Constituição, no dia 24 de fevereiro de 1891?
Os trabalhos dos representantes constituintes começaram no dia 15 de novembro de 1890 e a Constituição foi promulgada 100 dias depois, em 24 de fevereiro de 1891. Ao todo, 205 constituintes, indicados pelo Senado e Câmara dos Deputados, reuniram-se por dois meses no Palácio Imperial de São Cristóvão, localizado no Rio de Janeiro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO