Porto Alegre, quinta-feira, 13 de junho de 2019.
Dia do Turismo / Turista.

Jornal do Comércio

Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Finanças e investimentos

COMENTAR | CORRIGIR

Educação Financeira

12/06/2019 - 18h45min. Alterada em 13/06 às 10h01min

Projeto Dindos Advogados foca previdência e finanças para jovens

Dúvidas geradas por reforma motivaram Graziela e Jeferson a lançarem programa para ajudar jovens

Dúvidas geradas por reforma motivaram Graziela e Jeferson a lançarem programa para ajudar jovens


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Foi a partir de conversas com afilhados nos encontros de família que a dupla de advogados Graziela Ávila e Jeferson Mayer decidiu criar uma iniciativa bem inusitada para um escritório
acostumado ao juridiquês do dia a dia. Graziela e Mayer detectaram a desinformação e mesmo as dificuldades dos afilhados para planejar o futuro em meio a eventuais mudanças da previdência oficial. Foi aí que resolveram agir e lançar uma campanha para ajudar os jovens a conhecer mais sobre finanças e pensar e se movimentar desde cedo sobre a aposentadoria.
Os advogados lançaram o projeto Dindos Advogados, que já está no ar e reúne ações para auxiliar no planejamento previdenciário e nas finanças. A ação pode ser conferida nos perfis do Facebook e do Instagram do escritório Mayer & Ávila Advogados - @mayereavilaadvocacia. Além das redes, a dupla está disposta a responder dúvidas e pedidos de conselhos pelo WhataApp (51) 9596-3760.
Graziela e Mayer contam que buscaram embasar a ação em pesquisas sobre comportamento da chamada geração Y com o dinheiro e a preparação para o futuro. “Constatamos que, embora esses jovens acompanhem as discussões e reportagens sobre previdência e as mudanças em debate, eles demonstram não saber, de fato, quais serão os impactos para suas vidas futuramente”, destacou a advogada.
Mayer aposta que o planejamento financeiro pode fornecer elementos que ajudarão nas decisões do início da careira profissional. “Um momento delicado e complexo que todos nós passamos”, define um dos ‘dindos’.
A dupla pretende explorar exemplos reais para ajudar quem buscar o programa. “Como o jovem que está por escolher entre duas oportunidades: ser empreendedor ou empregado? Uma escolha que o advogado considera difícil quanto ao efeito futuro, mas o consenso é de que nos dois casos é possível se filiar a uma previdência privada ou pública, acarretando consequências com o passar do tempo, por não ser possível recolher INSS de forma retroativa, em determinados casos”, comenta Mayer, dando uma pista do que prometem aportar ao público alvo.
Graziela complementa dizendo que pensar se a escolha é boa ou ruim é relativo, podendo ser apenas superficial, por falta de informações precisas e detalhadas do atual sistema de regras e como aplicá-las.
Um dos motivos que levou os advogados a pensarem no projeto foi a constatação que "culpamos a falta do hábito de planejar" pela ausência de diálogos sobre o assunto, quer na família, no meio acadêmico entre outros. O diálogo claro poderia, inclusive, auxiliar na escolha de um emprego ou mudança para outra empresa ou até, empreender.
“Queremos com esta campanha desmistificar o planejamento previdenciário e mostrar a todos que é possível pensar no futuro de forma segura, sem deixar de viver a vida hoje. "Temos certeza de que daqui a algum tempo os ‘velhos dindos’ poderão comemorar junto com seus afilhados bons resultados pelo simples fato de terem dedicados um tempo a esta reflexão”, finaliza Mayer.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia