Porto Alegre, sexta-feira, 31 de agosto de 2018.
Dia do Nutricionista.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

EXPONOTAS

Notícia da edição impressa de 31/08/2018. Alterada em 30/08 às 00h00min

Conexão Delta G lança Sumário de Touros 2018

A Conexão Delta G apresentou, nesta quinta-feira, o Sumário de Touros 2018 Hereford e Braford. A publicação destaca o ranqueamento de 400 animais avaliados em campo, nas diferentes etapas de produção, por intermédio de uma média ponderada de 21 características. O lançamento foi realizado no espaço da Conexão Delta G, no Parque de Exposições Assis Brasil.
O nome da entidade, Delta G, é uma referência que significa ganho genético. A instituição apresenta um dos mais importantes programas de melhoramento genético com atuação de 17 propriedades rurais distribuídas nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O projeto é uma parceria da Conexão Delta G, Embrapa e GenSys Consultores Associados. As coletas de dados começaram a ser realizadas há 40 anos. O primeiro sumário foi entregue em 1998. A raça braford foi integrada ao sistema no final dos anos 1980.
De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, a entrega da relação é um momento especial. "O sumário tem uma base robusta. É o coroamento de todo o trabalho que a gente faz", afirmou. Hoje, o programa já apresenta uma base com 400 mil animais nascidos e avaliados. A qualidade dos dados é realizada por intermédio de critérios. Os mesmos são analisados até mesmo antes do nascimento do animal com a separação das características genéticas das ambientais. Com a maior otimização dos resultados, o produtor tem condições de melhor rentabilizar o seu negócio.
A avaliação permite que os produtores tenham a possibilidade de identificar quais exemplares das raças sejam mais indicados para a produção a cada temporada. Dessa maneira, os interessados podem buscar uma central de inseminação onde o sêmen esteja disponível.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia