Porto Alegre, quinta-feira, 30 de agosto de 2018.
Dia da Conscientiza��o sobre a Esclerose M�ltipla.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

EXPONOTAS

Not�cia da edi��o impressa de 30/08/2018. Alterada em 29/08 �s 00h00min

Combate ao carrapato � tema de debate de veterin�rios na feira

A principal praga da pecu�ria de corte ga�cha foi tema de palestra�ontem, promovida pelo Sindicato dos M�dicos Veterin�rios do Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), na Expointer 2018. O painel "Programas de combate ao carrapato" detalhou os avan�os do trabalho de resist�ncia dos fazendeiros para controlar a infesta��o, que causa perdas bilion�rias, no rebanho bovino.

Para o presidente do Conselho T�cnico da Conex�o Delta G, Bernardo Potter, o carrapato � um problema de ordem p�blica. "O parasita traz muitos preju�zos para o Rio Grande do Sul, em especial, porque n�s temos as ra�as europeias que s�o extremamente suscet�veis a ele e, consequentemente, a principal doen�a transmitida pela praga que � a tristeza parasit�ria bovina", alerta.

De acordo com o palestrante do painel, as perdas diretas e indiretas s�o robustas para os fazendeiros, a ind�stria e os consumidores. "Com o aumento das lavouras na Metade Sul do Estado, por exemplo, onde est� concentrada a pecu�ria de corte, diversas �reas ficam sem carrapato. Quando elas s�o retomadas para a atividade a praga infesta essas �reas causando muitos preju�zos. Entre eles, mortes e perda de peso nos animais e a tristeza parasit�ria bovina. O couro fica com valor mais baixo em fun��o de ser picotado por causa da exposi��o ao carrapato. J� a carne com res�duos qu�micos para controlar a praga n�o alcan�a muitos mercados internacionais", explica.

Por conta disso, Potter defende a sele��o gen�mica para a resist�ncia dos bovinos � infesta��o dos carrapatos como uma solu��o para o problema. "J� temos identificadas linhagens, tanto de Hereford e Braford, com essa caracter�stica", afirma.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia