Porto Alegre, ter�a-feira, 28 de agosto de 2018.
Dia Nacional do Banc�rio.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 28/08/2018. Alterada em 27/08 �s 00h00min

PLA e Yanmar vencem Pr�mio Melhores da Terra da Gerdau

Uma das premia��es sobre inova��o e tecnologia em equipamentos para o setor prim�rio mais esperadas voltou � cena na Expointer. O Pr�mio Gerdau Melhores da Terra teve jejum de um ano e voltou, na edi��o deste ano da feira, mais enxuto, escolhendo duas empresas nas categorias de Novidade Expointer - para Agricultura de Larga Escala e para Agricultura Familiar. O grupo reduziu o n�mero de categorias, seguindo exemplos de premia��es da Alemanha. O pr�mio chega � 34� edi��o.

A fabricante de m�quinas PLA, que fica em Canoas, venceu na categoria de Agricultura de Larga Escala com o modelo de distribuidor autopropelido Pegasus 4.6 AIR, para distribui��o de insumos s�lidos granulados por meio de um sistema mec�nico-pneum�tico que gera mais produtividade e menor desperd�cio. Na categoria Familiar, a transplantadeira PH1 da Yanmar, fabricante com sede em S�o Paulo, foi a escolhida. O trunfo do equipamento � fazer o transplantio de mudas de hortali�as facilitando a vida das fam�lias que tocam a propriedade, reduzindo o trabalho bra�al. O diretor executivo da Gerdau A�os Brasil, Argentina e Uruguai, Marcos Faraco, comentou que as inova��es aportam cada vez mais produtividade ao setor, que mudam a cada ano de patamar.

Faraco tamb�m observou que os investimentos que chegaram R$ 5 bilh�es nos �ltimos anos s�o destinados a aumentar a produ��o de a�os planos e bobinas quentes voltados ao setor agr�cola para m�quinas e pe�as. "O Melhores da Terra � um selo de qualidade para os fabricantes", refor�a Faraco. A Expointer tamb�m mostrou maior disputa, j� que, na Agrishow, foram 18 inscritos. "Agricultura familiar, guardando a escala, tamb�m busca a tecnologia que o grande acessa."

Renato Levien, coordenador da Comiss�o Julgadora e professor da Ufrgs, refor�ou a busca de solu��es para contornar as dificuldades, hoje, de m�o de obra no campo, lembrando que muitos jovens n�o querem seguir as jornadas desgastantes dos pais e av�s, e que, mesmo os mais velhos, n�o suportam mais esse ritmo. O professor citou, ainda, que os crit�rios s�o rigorosos e que um dos itens priorit�rios � a seguran�a.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia