Porto Alegre, segunda-feira, 27 de agosto de 2018.
Dia do Psic�logo e do Corretor de Im�veis.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Empreendedorismo

Not�cia da edi��o impressa de 27/08/2018. Alterada em 26/08 �s 00h00min

Mulheres d�o nova cara ao mundo rural do Estado

Evento reuniu grupos de empreendedoras do agroneg�cio para debate na Casa JC na Expointer

Evento reuniu grupos de empreendedoras do agroneg�cio para debate na Casa JC na Expointer


MATHEUS PICCINI/ESPECIAL/JC
Ana Esteves
A lida com o gado na mangueira e as campereadas a cavalo são uma rotina para a administradora de empresas Fernanda Gehling, que deixou para trás a vida na cidade grande, onde trabalhava em empresas como Renner e Gerdau, para retornar ao campo e gerenciar propriedade da família, em Camaquã. Ela foi uma das palestrantes do bate-papo Mulheres do Agronegócio, histórias inspiradoras, realizado neste sábado, na Casa JC, que reuniu cinco mulheres cujo trabalho está focado no meio rural.
"Já trabalhei com moda, tecnologia da informação, recursos humanos e resolvi deixar tudo isso e ir para a fazenda, administrar a propriedade junto com meu pai: eu na área da pecuária e ele na lavoura", diz Fernanda. Ela representa a quarta geração de uma família de produtores rurais de Camaquã e a decisão de voltar ao campo se deveu à preocupação com a sucessão na propriedade. "Um dos grandes desafios é justamente mão de obra no campo e tenho trabalhado muito nisso. Fiz um guia de RH e uma revista interna para melhorar a comunicação entre os funcionários. Fazemos constantes reuniões de planejamento". Além disso, ela trabalha pesado na mangueira: "já castrei potro, terneiro, vacinei e sempre trabalho de igual para igual com os homens, o que ajuda a reduzir o preconceito". Desde 2016, Fernanda realiza um trabalho junto às escolas rurais, com palestras que motivam as crianças a estudarem sem perderem o foco no campo. Focamos na valorização do campo, pois as crianças estão com os pés no campo, mas a cabeça na cidade. Eles veem o agro como restrição e não como opção e queremos mudar isso".
Ao contrário de Fernanda, a bióloga e produtora rural Elizabeth Cirne-Lima concilia a vida na cidade, onde é coordenadora do laboratório de Embriologia e Diferenciação Celular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com a lida no campo, administrando a Fazenda São Bento. "Sou meio camaleoa, parte do meu tempo fico fechada em um laboratório, com luz artificial, ambiente controlado que eu adoro, mas chega uma hora que eu preciso ir para o campo", diz. Elizabeth, que também é presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Devon (ABCD) e vice-presidente da Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), diz que as meninas da nova geração do agro enfrentam bem menos dificuldades do que as mulheres da geração dela. "Vivemos numa época de com maior respeito maior e valorização das pessoas, independente de gênero." 
A produtora será uma das palestrantes do 3º Congresso Mulheres do Agronegócio, que acontece em outubro, em São Paulo. No evento, Elizabeth discutirá a participação da mulher no agro em 2030. "Parece que falta muito, mas está logo ali e temos que estar preparadas para um cenário em que o avanço tecnológico é muito veloz, tendendo a reduzir o número de empregos. É preciso estudar e se preparar, cada vez mais."

Forma��o de m�o de obra est� entre os principais desafios para as empreendedoras do campo

Camila de Lara destacou que recurso mais precioso s�o os colaboradores
Camila de Lara destacou que recurso mais precioso s�o os colaboradores
/MATHEUS PICCINI/ESPECIAL/JC

A capacita��o � o foco do trabalho da advogada e produtora rural, Camila�de Lara, que h� tr�s anos decidiu administrar a propriedade da fam�lia, localizada em Cachoeira do Sul. Segundo ela, o grande desafio � a forma��o de m�o de obra. "Nosso recurso mais precioso s�o as pessoas e temos trabalho no incentivo dos colaboradores com treinamentos que envolvem desde medicina e seguran�a do trabalho, at� opera��o de m�quinas agr�colas, uso correto de equipamentos de seguran�a individual e tamb�m de computadores."

Al�m disso, s�o feitas reuni�es para conversar com os funcion�rios para que possam trazer as considera��es deles sobre as condi��es de trabalho. S�o realizadas rodas de conversa, de quatro em quatro meses, para que eles falem como est� o relacionamento com os colegas, as acomoda��es, a comida, a rela��o com chefia. "J� estamos obtendo retorno, pois os funcion�rios se sentem parte do processo produtivo e se sentem mais valorizados."

Para a rela��es p�blicas e produtora rural Camila Telles um dos grandes desafios do trabalho no campo � justamente o de se comunicar, seja entre produtores e funcion�rios ou entre produtores e consumidores. "Muitas pessoas n�o sabem como o agro funciona e cabe a n�s mostrar." Depois de algum tempo trabalhando em ve�culo de comunica��o, Camila decidiu mudar de vida e voltar para a propriedade da fam�lia, em Cruz Alta, a qual hoje administra junto com a m�e. Ela criou a Hortaria, uma empresa que vende verduras e hortali�as hidrop�nicas e org�nicas, atrav�s de um aplicativo, e as entrega na casa dos consumidores. "Estamos implantando um sistema em que o consumidor vai � propriedade e colhe seus alimentos, como forma de eles conhecerem melhor a vida no campo para que o valorize cada vez mais."

Essa aproxima��o da vida do campo com a cidade tamb�m tem norteado o trabalho da publicit�ria Clarice Chwartzmann que lan�ou o projeto A Churrasqueira que oferece cursos de churrasco para mulheres. A ideia vai al�m de simplesmente fazer um churrasco, pois ela busca a quest�o da ancestralidade com o campo, da rela��o com o fogo, de uma coisa que as pessoas da cidade abandonaram, de uma "volta po�tica aos p�tios das casas", diz. Hoje, ela contabiliza mais de duas mil alunas, que foram "tiradas do fog�o e apresentadas para a churrasqueira".

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia