Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de agosto de 2019.
Dia Nacional do Banc�rio.

Jornal do Com�rcio

28/08/2019 - 18h24min.
Alterada em 28/08 �s 18h30min
COMENTAR | CORRIGIR

Estufa geod�sica garante melhor desenvolvimento de hortigranjeiros

Constru��o desenvolvida por empresa de Montenegro � atra��o na �rea da Emater na Expointer

Constru��o desenvolvida por empresa de Montenegro � atra��o na �rea da Emater na Expointer


EMATER/DIVULGA��O/JC
ue
Patr�cia Comunello
De longe, a estrutura redonda instalada no estande da Emater, na Expointer, e formada por triângulos de madeira conectados por parafusos, remete a algo futurista. Mas os construtores logo avisam: trata-se de uma estufa para produção de hortigranjeiros que segue um conceito antigo, usado em habitações indígenas, cúpulas de igrejas e que remete ao formato da Terra. No estande, o exemplo de estufa virou atração por despertar curiosidade entre visitantes, principalmente agricultores.  
> VÍDEOS JC: Confira como é construída a estufa e as vantagens para a produção: 
A estrutura em formato geodésico oferece maior insolação frente aos modelos quadrados ou retangulares, segurança, por neutralizar a ação de ventos fortes, e maior arejamento, por ter aberturas inferiores para ventilação e movimentação do calor, aponta o diretor da empresa Colabor, o engenheiro mecânico Sérgio Führ, que desenvolveu o produto. Faz mais de um ano que o modelo vem sendo projetado, sob medida, co custo 20% inferior aos mais tradicionais. 
O agrônomo da Emater Marcelo Biassusi explica que a instalação busca ampliar as opções desse tipo de estrutura para os agricultores. A Emater apresenta na fira outras parcerias com empreendedores que atuam com alternativas mais sustentáveis. Biassusi diz que experimentos mostram que o design do equipamento favorece a produção de hortaliças mais verdes e maior teor de açúcar, como nos moranguinhos. “Precisamos mudar o sistema de trabalho, que normalmente é de forma linear, para a circular”, provoca o agrônomo.
Führ destaca que o formato triangular dá mais resistência, por ter elos conectados por parafusos e elementos de aço. O enraizamento das estacas gera uma fixação mais robusta no solo. “Chamamos de estaca raiz e cada uma suporta esforço de duas toneladas”. A cobertura é de plástico, como as convencionais. A maior área para incidência do sol é uma das razões para aumento da fotossíntese e seus impactos para a qualidade das plantas.
Mais detalhes sobre a estufa estão no vídeo que pode ser assistido apontando a câmera do celular para o QR-Code ao lado.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia