Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de agosto de 2019.
Dia Nacional do Banc�rio.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 28/08/2019.
Alterada em 28/08 �s 03h00min
COMENTAR | CORRIGIR

Produtores levam geleia de caf� e queijo em conserva

Marejane Dall'ondel de Toni, da agroind�stria Casa da Serra, de Bento Gon�alves, est� produzindo geleia de caf�.

Marejane Dall'ondel de Toni, da agroind�stria Casa da Serra, de Bento Gon�alves, est� produzindo geleia de caf�.


/JACKSON CICERI/ESPECIAL/JC
Mauro Belo Schneider e Giana Milani
Desenvolvida para harmonizar com queijos, uma geleia de café está estreando na Expointer este ano. A produtora Marejane Dall'onder de Toni, da agroindústria Casa da Serra, de Bento Gonçalves, lançou a novidade após pesquisas.
Marejane foi desafiada a criar a iguaria pois um de seus pontos de venda, na Serra, é a Casa do Queijo, nos Caminhos de Pedra. Como a recepção por lá deu certo, resolveu levar o item para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. "Nos primeiros três dias, vendemos quase 30 potes", conta ela. O valor na feira é de R$ 15,00 para 245g.
O café, moído na hora da produção por Marejane e suas duas filhas, vem do Mato Grosso. "Levei um baile para acertar o ponto da receita", confessa a empreendedora.
Em Bento, ela está construindo uma loja, também nos Caminhos de Pedra, perto da Casa da Ovelha. No local, que deve ser inaugurado dentro de seis meses, pretende vender as geleias, vinhos e café colonial. Até o fim da Expointer, o doce com café pode ser encontrado no Pavilhão da Agricultura Familiar.
 

Queijo no pote de azeite

Anekeli Ertmann, de Riozinho, teve a ideia de produzir o produto em conserva
Anekeli Ertmann, de Riozinho, teve a ideia de produzir o produto em conserva
/JACKSON CICERI/ESPECIAL/JC

Ao participar de uma feira em Porto Alegre, em dezembro, Anekeli Ertmann foi avisada que teria que levar um produto diferente para expor. Atrav�s de pesquisas e de testes com amigos, ela chegou ao resultado final: queijo colonial em conserva. "J� tinha visto queijo de leite de cabra em conserva. Por que n�o queijo colonial?", indaga. O processo consta em picar o queijo e colocar em mistura de 60% de azeite de oliva e 40% de �leo de girassol.

"N�o � preciso deix�-lo em banho-maria", acrescenta. "O azeite pode ser reaproveitado em saladas, fica saborizado". Outra vantagem � que o queijo n�o seca, prolongando a durabilidade.

O item, de acordo com a produtora, tem feito sucesso no Pavilh�o da Agricultura Familiar, na Expointer. Em apenas tr�s dias de evento, ela contabiliza a venda de 72 unidades, a R$ 30,00 cada. Por enquanto, al�m das feiras, o queijo colonial em conserva pode ser encontrado na cidade de Riozinho, onde fica a agroind�stria JCA Derivados de Leite, na qual o marido de Anekeli cuida do gado leiteiro.

A JCA foi criada h� tr�s anos pelo casal para ser uma op��o de sucess�o para que os tr�s filhos n�o deixassem o campo.

Gera��oE promove evento gratuito para empreendedores na Expointer

A Casa do JC na Expointer recebe, nesta quinta-feira, um evento organizado pelo Gera��oE para falar sobre a import�ncia das pausas no dia a dia do empreendedor. Moyses Costa, presidente da Abradi-RS e propriet�rio da Ondaweb, e Luciana Bueno, jornalista que trabalha a comunica��o aliada � pr�tica de yoga dentro das empresas, debater�o o assunto.

O evento ocorre �s 10h e � aberto ao p�blico que estiver na Expointer (inscri��es pelo e-mail [email protected]). No encontro, Luciana far� uma demonstra��o da modalidade.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia