Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

FEIRA

- Publicada em 20 de Agosto de 2018 às 19:43

Número de expositores cresce e Expoagas se expande em sua 37ª edição

Realizada há 18 anos no Centro de Eventos da Fiergs (foto), neste ano a Expoagas se expande para o Centro de Convenções

Realizada há 18 anos no Centro de Eventos da Fiergs (foto), neste ano a Expoagas se expande para o Centro de Convenções


DANI VILLAR/DIVULGAÇÃO/JC
Com o intuito de ampliar a participação das pequenas empresas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) buscou alternativas para superar as limitações físicas da 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas 2018). Realizada há 18 anos no Centro de Eventos da Fiergs, neste ano, ela se expande para o Centro de Convenções.
Com o intuito de ampliar a participação das pequenas empresas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) buscou alternativas para superar as limitações físicas da 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas 2018). Realizada há 18 anos no Centro de Eventos da Fiergs, neste ano, ela se expande para o Centro de Convenções.
"O número de expositores cresceu, e os segmentos estão mais diversificados. Esse é o nosso objetivo, ampliar para todos os segmentos de varejo, não só especificamente supermercados", explica o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Com a gratuidade das inscrições (para supermercadistas e representantes de padarias, atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de R$ 1,99, petshops, hospitais e hotéis), a Agas oportuniza pequenos negócios a aproveitarem os fornecedores e desenvolverem seus setores. Segundo Longo, 108 segmentos estão na feira em busca de qualidade, eficiência e redução de perdas.
O objetivo é viabilizar uma maior participação dos gaúchos, pois os 27 estados brasileiros e pelo menos nove países devem estar presentes. "Para a nossa felicidade, 27% dos expositores estão participando pela primeira vez do evento, e 72% são de empresas gaúchas. Os novatos nem sempre são empresas recém-criadas, mas sim aquelas que já estão no mercado há muito tempo, porém só agora ganharam coragem, portfólio de produtos, renovaram suas embalagens, precificaram seu produto de acordo e estão dispostos a concorrer com grandes multinacionais", explica Longo.

Lançamentos de produtos na área de alimentos e higiene pessoal

As multinacionais expositoras farão lançamentos de produtos na área de alimentos e higiene pessoal durante a Expoagas. Entre as novidades, a Oniz Distribuidora, de Cachoeirinha, terá a nova Pampers RN, a premium care da P&G, as novas embalagens da Aussie e da Gillette, além do novo Crest, o creme dental mais vendido dos Estados Unidos.
A Flexsul, de Passo Fundo, também terá novos produtos, como o Bis Xtra Oreo, o Minioreo e o novo Trident 18s, da Mondelez. A Kraft Heinz terá novas embalagens do molho tradicional e do ketchup Heinz. Já a Jacobs Douwe Egberts (JDE), companhia global de cafés e chás, fará a divulgação e degustação do novo café L'OR. A La Violetera, com sede em Curitiba, terá degustação e lançamento dos Snacks VC .
A Girando Sol, de Arroio do Meio, traz a nova linha do amaciante concentrado, com fragrâncias modernizadas, novos rótulos e embalagens. O consumidor poderá escolher entre Eterna Magia e Paixão Secreta (versões premium), além de Dia Ensolarado, Doces Sonhos e Puro Carinho. O layout único estampa rótulos com um trabalho personalizado de aquarelistas e bordadeiras, que dedicaram em torno de 400 horas à criação exclusiva das ilustrações para a empresa.
Segundo o diretor Gilmar Borscheid, a criação das artes poderá ser conferida em vídeo pelos consumidores, acessando o QR Code indicado na embalagem. A linha dos detergentes também foi remodelada na fórmula e no visual. Borscheid ressalta que o detergente Girando Sol é dermatologicamente testado e biodegradável.
A Expoagas também marca o lançamento da água sanitária, do desinfetante e do alvejante nas opções com e sem cloro, apresentados num estande totalmente reformulado. "A receptividade às mudanças é grande por parte do mercado consumidor e se reflete em aumento em mais de 10% das vendas no primeiro semestre de 2018. Com as novidades anteriores nas linhas já apresentadas no começo do ano, a empresa atinge a marca de 75% da modernização do mix", afirma o diretor.
O Moinho do Nordeste, empresa de Antônio Prado, que produz itens como farinhas e mistura para pães e bolos, terá três lançamentos de misturas para bolo integral: cravo e canela, cacau e aveia, e coco e linhaça. Além disso, todas as misturas de bolo passaram por mudanças nas embalagens, e agora são feitas com uma tecnologia que utiliza matéria-prima de fonte renovável, a cana-de-açúcar, e contribui para a redução dos gases de efeito estufa.
"Um dos nossos objetivos é ser uma empresa cada dia mais sustentável. Temos outras iniciativas, como um programa interno de redução de geração de resíduos em nossas unidades. Na Expoagas, por exemplo, não usaremos nada de resíduos plásticos em nosso espaço", ressalta o diretor-presidente da empresa, Valdomiro Bocchese.
 

Inovação com o Espaço Multinacionais e o Circuito de Negócios

Nessa edição, a Expoagas apresenta dois novos espaços na feira. O Espaço Multinacionais, localizado no terceiro andar do Teatro do Sesi, abrigará três grandes empresas (BRF, Oniz e Flexsul), que, segundo o coordenador de capacitação da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Francisco Brust, são responsáveis por marcas consagradas no mundo inteiro e que oferecem um mix de produtos indispensáveis para qualquer supermercado. "Os pequenos podem e devem acessar esse espaço para se abastecerem com itens líderes de venda em seus segmentos e mundialmente reconhecidos", diz.
Com uma proposta diferenciada dos demais espaços, a parte internacional será como um lounge, para oferecer mais conforto aos convidados. "Como é um espaço um pouco distante dos demais, nosso objetivo é ter um ambiente aconchegante para o cliente poder descansar, degustar alguns itens e, em contrapartida, conseguirmos fechar boas negociações", afirma Enio Servat, gerente de vendas da Flexsul.
Ele está otimista em relação à estreia na Expoagas. "Como é nossa primeira participação na feira, estamos muito ansiosos, pois temos relatos de vários parceiros que obtiveram ótimos resultados. Esperamos realizar várias negociações, buscar novos parceiros e estreitar nosso laço com todos nossos clientes", comenta Servat. Com estandes de 4 m², o Circuito de Negócios, parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é outra opção. Localizado na área anexa às palestras técnicas, o local oferece uma oportunidade para novas indústrias regionais mostrarem seus produtos, equipamentos e serviços ao público. Foram selecionadas 36 novas empresas do Estado, com produtos como alimentos e bebidas que reforçam as potencialidades regionais. "As empresas são preparadas para decidir os canais pelos quais irão vender os seus produtos. Com isso, muitas optam por se diferenciar por venda em escala, o que faz com que escolham comercializar para supermercados e outros varejos. Essas empresas que optam por esse segmento são preparadas para escolher em quais feiras devem estar presentes, e a Expoagas, para quem quer se diferenciar no Rio Grande do Sul, é obrigatória", reforça Francine Danigno, gestora de projetos do Sebrae.
As empresas que mais participam das atividades com o Sebrae terão prioridade nas vagas da feira, que são limitadas. De acordo com Brust, o Circuito de Negócios foi construído com a ideia de ser acessível e com mesas de fácil aquisição. "Metade delas será ocupada por empresas que o Sebrae indicou, e outros estandes foram vendidos a um preço baixo, para que pequenas e micro empresas pudessem participar e levar seus produtos artesanais, como cervejas e hortifrutigranjeiros, para que tenham a oportunidade de disputar o mercado com empresas maiores", comenta. A expectativa, segundo ela, é de que cada empresa presente feche negócio com, pelo menos, quatro grandes redes.