Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 08 de Outubro de 2021 às 15:12

Brasil atinge 600 mil mortos por Covid-19 com pandemia em desaceleração no País

Números mostram que, enquanto aumenta a vacinação, cai a média móvel de mortes diárias

Números mostram que, enquanto aumenta a vacinação, cai a média móvel de mortes diárias


MICHAEL DANTAS/AFP/JC
O Brasil superou as 100 mil mortes por Covid-19 no distante 8 de agosto de 2020. Cinco meses depois, nos primeiros dias de janeiro, a cifra tinha dobrado. Mais 75 dias e o número já era 300 mil. O próximo marco, 400 mil, veio em fins de abril, apenas 36 dias depois. Em meados de junho, o País contava meio milhão de vidas perdidas para o coronavírus.
O Brasil superou as 100 mil mortes por Covid-19 no distante 8 de agosto de 2020. Cinco meses depois, nos primeiros dias de janeiro, a cifra tinha dobrado. Mais 75 dias e o número já era 300 mil. O próximo marco, 400 mil, veio em fins de abril, apenas 36 dias depois. Em meados de junho, o País contava meio milhão de vidas perdidas para o coronavírus.
O ritmo da tragédia se desacelerou desde então, e quase quatro meses se passaram até o Brasil alcançar 600 mil mortes por Covid-19 nesta sexta-feira (8). Principalmente o avanço da vacinação em todo o País pode ser tido como o principal fator a explicar essa redução de velocidade.
Mais de 92% da população adulta brasileira já receberam ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19, e mais de 60% têm o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única.
Enquanto aumenta a vacinação, cai a média móvel de mortes diárias, segundo o consórcio de veículos de imprensa, fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1.
Em abril, a média chegou a ficar por sete dias acima de 3.000 óbitos diários por Covid. Ao longo de 2021, foram 61 dias (55 deles seguidos) com médias acima de 2.000 mortes. Desde o início da pandemia, foram 247 dias com média de ao menos 1.000 vidas perdidas por dia. Agora, a média móvel é de 438, a menor desde 13 de novembro.
Se há alguns meses o Brasil causava preocupação global pelo descontrole da pandemia, chegando a registrar mais de 4.000 óbitos em 24 horas, agora parece ter se saído melhor do que diversos outros Países no enfrentamento da variante delta.
"É difícil falar que estamos melhor quando batemos 600 mil óbitos. É impossível não relembrar todos os equívocos, erros, negligências que aconteceram nesse período de quase dois anos", diz Raquel Stucchi, professora da Unicamp e consultora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). De toda forma, diz a especialista, "hoje nossa realidade, sem dúvida nenhuma, é melhor".
A situação de maior tranquilidade lembra o segundo semestre de 2020, quando também houve forte redução de casos e mortes. A diferença, diz Stucchi, é a vacinação avançada.
Algumas cidades já avaliam desobrigar o uso de máscaras, o público volta ao jogos de futebol, as escolas retomam as aulas presenciais, as escolas de samba discutem o Carnaval de 2022.
Especialistas chamam a atenção para os perigos de relaxar medidas de contenção do coronavírus num momento em que a Covid ainda mata em média mais de 400 pessoas por dia.
Além disso, estudos têm demonstrado que a efetividade das vacinas cai após seis meses, especialmente contra infecções. Por esse motivo, diversos Países discutem a aplicação de uma dose de reforço.
"Mas há um certo grau de segurança de considerarmos que a pandemia, sim, deve estar sob controle, que não devemos ter surpresas até 2022. A luz no fim do túnel está bem mais próxima", afirma a especialista da Unicamp. "Com o Sars-CoV-2 sempre podemos ter surpresas, mas as chances de nos surpreender é menor", diz.
Stucchi afirma que, em um cenário pessimista, uma nova variante com escape vacinal poderia aparecer em algum dos Países, principalmente os mais pobres, com dificuldades de colocar em ação o programa vacinal. Também não se pode pintar um cenário otimista, diz a especialista, de que "já está tudo controlado, vamos tirar as máscaras agora".
Segundo Stucchi, agora é o momento dos eventos-teste, com acompanhamento dos participantes pelas autoridades de saúde. 
O Brasil, afinal, já perdeu 600 mil vidas para a Covid, uma quantidade com a qual se faz um dos Países mais ricos do mundo: Luxemburgo.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO