Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 30 de Janeiro de 2021 às 00:46

RS eleva taxa de recuperados da Covid-19 após queda de novos casos

Dos 543.499 casos desde o começo da pandemia, 519.137 superaram os sintomas da doença

Dos 543.499 casos desde o começo da pandemia, 519.137 superaram os sintomas da doença


LUIZA PRADO/JC
Com a queda no número diário de novos casos de Covid-19 nas últimas duas semanas no Rio Grande do Sul, o efeito é sentido na proporção de recuperados da infecção. A taxa que vinha se mantendo em 95% subiu a 96% nesta sexta-feira (29). 
Com a queda no número diário de novos casos de Covid-19 nas últimas duas semanas no Rio Grande do Sul, o efeito é sentido na proporção de recuperados da infecção. A taxa que vinha se mantendo em 95% subiu a 96% nesta sexta-feira (29). 
Das 543.499 notificações de contaminação em mais de 10 meses de pandemia - desde as primeiras confirmações de pessoas com o novo coronavírus em 10 de março de 2020 no Estado -, 519.137 superaram a doença. A vigilância sanitária considera recuperado quem não tem mais os sintomas após 14 dias da detecção.
Entre a população infectada, 10.615 acabaram não resistindo às complicações da doença e morreram. Nesta sexta-feira, foram notificadas mais 48 mortes.
A velocidade menor de infecção é verificada e com tendência mais firme de recuo médio diário desde o começo da segunda quinzena de janeiro. De 2,5 mil casos por dia, o número vem declinando a menos de mil registros nessa quinta-feira (28).
O número desta sexta é maior - foram 3,4 mil novos casos - porque a Secretaria Estadual de Saúde divulga os dados à medida que os municípios inserem no sistema de notificações e não da data de detecção. É possível acompanhar a média diária no gráfico com a data do diagnóstico.
No começo de dezembro de 2020, houve uma aceleração, associada às movimentações dos feriadões de novembro e às eleições. A média móvel diária chegou a 4,6 mil casos, a maior de toda a pandemia.
O quadro levou o governo estadual a reativar restrições, inclusive com fechamento de locais de visitação, como a orla das praias. Após meados de dezembro, a média começou a baixar de 4 mil casos diários, mas se manteve entre 2 mil a 3 mil até a primeira quinzena de janeiro.
Um dos impactos do comportamento da transmissão e também de queda no número diário de mortes foi sentido no mapa das bandeiras do distanciamento controlado. O número de regiões em bandeira laranja aumentou no mapa preliminar divulgado nesta sexta.  
As internações em UTIs se mantêm estáveis, com 73% de ocupação. Dos 1.938 doentes na noite desta sexta, 790 são de Covid-19. Mas as hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), onde se enquadra a doença causada pelo novo coronavírus, vem tendo crescimento e chegam a quase 37 mil pacientes.
Em Porto Alegre, 249 pacientes com Covid-19 estavam em UTIs nesta sexta, o menor número desde 1º de dezembro, quando o registro foi no mesmo patamar. A ocupação geral do sistema de leitos intensivos era de 83% nesta sexta, um dos mais baixos na pandemia. Até mesmo unidades como as UTIs do Hospital Moinhos de Vento, não apareciam com 100% de lotação. Com um micro recuo, a taxa estava em 98%. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO