Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 21 de Abril de 2020 às 17:15

Escolas vão reabrir em ao menos 7 países europeus, com distanciamento entre alunos

Na França, as turmas terão no máximo 15 alunos quando as escolas reabrirem

Na França, as turmas terão no máximo 15 alunos quando as escolas reabrirem


LUANA OLIVEIRA MURARO/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
A Holanda se tornou o sétimo país europeu a anunciar a volta das aulas, após 51 dias de fechamento das escolas para combater a transmissão do coronavírus.
A Holanda se tornou o sétimo país europeu a anunciar a volta das aulas, após 51 dias de fechamento das escolas para combater a transmissão do coronavírus.
O plano de abertura, anunciado nesta terça (21), começa em 1º de maio, com creches e ensino fundamental.
Como nos outros seis países que também já retomaram aulas (Dinamarca e Noruega) ou anunciaram prazo para isso (Alemanha, Áustria, França e Islândia), haverá medidas de distanciamento físico.
Na Holanda, a solução para permitir a volta das aulas foi dividir as turmas em dois turnos, um pela manhã e outro à tarde.
Na França, as turmas terão no máximo 15 alunos quando as escolas reabrirem. O número é a metade da ocupação média das classes antes da pandemia de coronavírus.
A retomada das aulas vai começar com crianças entre 5 e 11 anos de idade, em 12 de maio. A partir do dia 17, começam a voltar alunos a partir de 12 anos, até a reabertura total, em 25 de maio.
Nos dois países que já reabriram escolas na Europa, elas ficaram fechadas por um mês. Telejornais mostraram a visita da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, a uma escola infantil onde cada criança ocupava apenas uma mesa, a pelo menos dois metros de distância de outros colegas.
No caso dos países que apenas anunciaram reabertura, o período sem aulas varia de 49 dias (Islândia) a 61 dias (Áustria).
Na Holanda, o fechamento de lojas, cafés e restaurantes foi prorrogado até pelo menos 19 de maio. Eventos públicos ficarão proibidos até 1º de setembro.
Até esta terça, 16 países europeus já começaram uma retomada gradual das atividades, e outros quatro fizeram anúncios.
Entre esses países, as durações das quarentenas variam de 16 dias, no caso da Eslováquia (a primeira a introduzir algum relaxamento, embora mínimo, permitindo a abertura de algumas lojas não essenciais em 28 de março) e 55 dias, tempo que terá ficado parada a França quando retomar algumas atividades em 11 de maio.
Com 22 mortes por 100 mil habitantes, a Holanda tem uma das maiores taxas de mortalidade por Covid-19 da Europa, embora bem abaixo das 45/100 mil na Espanha ou 41/100 mil na Itália.
Até esta terça, registrava 34.134 casos e 3.916 mortes.
O país já realizou 1.000 testes por 100 mil habitantes, um dos menores índices do continente. Como comparação, a Noruega fez 2.680 e a Alemanha, 2.063.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO