Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Estatísticas

- Publicada em 04 de Abril de 2020 às 13:38

Maior parte dos estados e governo federal não divulgam dados básicos sobre coronavírus

Número de testes, disponibilidade de leitos e dados sobre infectados pela Covid-19 não são claros

Número de testes, disponibilidade de leitos e dados sobre infectados pela Covid-19 não são claros


CAMILA SURIAN/ARTE/JC
A maioria dos estados brasileiros não é transparente a respeito de dados básicos divulgados sobre o novo coronavírus, segundo análise feita pela OKBR (Open Knowledge Brasil).
A maioria dos estados brasileiros não é transparente a respeito de dados básicos divulgados sobre o novo coronavírus, segundo análise feita pela OKBR (Open Knowledge Brasil).
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Há pouca ou nenhuma informação, por exemplo, quanto ao número de testes realizados, disponibilidade de leitos de UTI e informações sobre as pessoas com a Covid-19, como idade e sexo.
A análise, divulgada nesta sexta-feira (3), conclui que 90% dos estados e o governo federal não tornam públicos dados que possibilitem o acompanhamento em detalhes do avanço da epidemia do novo coronavírus no país.
As autoridades não apresentam, por exemplo, dados básicos sobre quantidade de testes disponíveis. Somente o Tocantins, segundo a OKBR, divulga essa informação - o estado também é um dos que mostram quantos testes foram realizados.
Os exames de detecção da Covid-19 têm sido um dos pontos centrais da discussão sobre a doença. Países que testam em massa sua população estão conseguindo isolar os casos confirmados e, assim, evitar que aconteçam novas contaminações.
O acesso a dados tem sido um desafio à parte no Brasil. Na terça-feira, a reportagem perguntou ao Ministério da Saúde quantos testes para Covid-19 foram feitos no país até a presente data. Após uma negativa inicial, a assessoria da pasta afirmou que levantaria os dados. Até a conclusão desta edição, a pasta não havia respondido.
Nas secretarias estaduais de saúde a situação não é muito diferente. Como mostra o levantamento da OKBR, mais de 80% dos estados não possuem dados abertos (que possam ser baixados e filtrados de diferentes formas) e apresentam as informações a partir de boletins diários.
Até mesmo informações sobre os municípios onde ocorrem os casos e mortes não são disponibilizados pelo governo federal e por três unidades federativas.
O levantamento também revela que nenhum ente federativo apresenta o número de leitos ocupados pelo coronavírus, informação essencial para a análise da situação da epidemia no país.
Casos mais graves da Covid-19 precisam de hospitalização e uso de máquinas para ajudar na respiração do paciente. Dependendo do número de pessoas que precisam do auxílio ao mesmo tempo, o sistema de saúde pode não suportar a demanda e pacientes podem ficar desassistidos, o que leva a mais mortes. O que explica a importância da transparência sobre sobre a quantidade de leitos e de UTIs ocupados.
A análise da OKBR levou à criação de um Índice de Transparência da Covid-19, que, por sua vez, deu origem a um ranking dos estados mais transparentes na divulgação de dados sobre a doença, que por enquanto é liderado por Pernambuco.
Para a criação do índice, a organização levou em conta a disponibilidade de informações sobre os pacientes confirmados com Covid-19 (idade, sexo, status de atendimento e doenças associadas) e sobre a capacidade do sistema hospitalar e de contenção da pandemia (ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados). Esses foram considerados dados mínimos oferecidos.
A OKBR também considerou a granularidade das informações --ou seja, de modo geral, o quanto os dados estão detalhados. Por fim, foi analisado o formato de apresentação dos dados.
Todas as unidades federativas foram procuradas para se posicionar sobre sua transparência. Somente se manifestaram Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão e Santa Catarina.
O levantamento foi feito com base em informações disponíveis na manhã de 2 de abril. O ranking será atualizado semanalmente.

RANKING DE TRANSPARÊNCIA

Nível alto
1º Pernambuco

Bom
2º Ceará
3º Rio de Janeiro

Médio
4º Tocantins
5º Minas Gerais
6º Maranhão e Mato Grosso do Sul
7º Roraima

Baixo
8º Rio Grande do Sul e Governo Federal
9º Alagoas e Bahia
10º Mato Grosso e São Paulo
11º Rio Grande do Norte
12º Distrito Federal e Piauí
13º Amazonas
14º Acre e Goiás

Opaco
15º Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe
16º Pará e Rondônia