Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 05 de Abril de 2020 às 11:47

Covid-19 muda perfil de consumo e exige adaptação das empresas

Mudanças nos hábitos de compra do consumidor devem ser observadas com cuidado

Mudanças nos hábitos de compra do consumidor devem ser observadas com cuidado


IJEAB - FREEPIK.COM/DIVULGAÇÃO/JC
Os momentos de crise exigem que as empresas adotem medidas estratégicas para superá-las. "Com o coronavírus (Covid-19) não é diferente. Quando analisamos o resultado empresarial obtido nas últimas semanas, todas as organizações estão sendo fortemente impactadas, independente do setor de atuação, da região ou do tipo de negócio", diz  Lúcio de Carli é professor de Marketing e Vendas e consultor de empresas.
Os momentos de crise exigem que as empresas adotem medidas estratégicas para superá-las. "Com o coronavírus (Covid-19) não é diferente. Quando analisamos o resultado empresarial obtido nas últimas semanas, todas as organizações estão sendo fortemente impactadas, independente do setor de atuação, da região ou do tipo de negócio", diz  Lúcio de Carli é professor de Marketing e Vendas e consultor de empresas.
As palavras de ordem, segundo ele, são estratégia e oportunidade. Os gestores, orienta o especialista, devem analisar a situação e criar estratégias para manter a saudabilidade dos negócios. "Esse novo redimensionamento do mercado deve ser visto como fonte de outras oportunidades de consumo", arremata. Por isso, a importância de estar preparado para o novo ciclo. "O momento exige que sejamos criativos para analisar o comportamento do consumidor e desenvolver respostas rápidas", afirma.
Mas que alterações são essas? Carli pontua algumas que podem ocorrer nas próximas semanas. "A possibilidade de falta de um produto como oportunidade de experimentação: a crise de abastecimento dos locais onde o covid-19 está disseminado é gerada pela compra por impulso", diz. Segundo ele, em situação normal de mercado, esse tipo de compra é potencializado pelo desejo provocado pelas marcas. Já em momentos de crise de abastecimento, o impulso é fomentado pela simples possibilidade de falta futura. "Nessa situação, os consumidores não estão preocupados com a marca. Eles querem simplesmente não deixar de ter o produto, o que pode ser uma oportunidade de experimentação para marcas menos expressivas no mercado", argumenta.

Como preparar os negócios para enfrentar o que deve estar por vir em função da pandemia

Consumo indiscriminado
O alto grau de ansiedade atribuído ao fato pode gerar o consumo indiscriminado de determinado tipo de produto. Exemplo: categorias associadas a higiene e limpeza estão batendo recorde de vendas. Esse comportamento é indiscriminado e não deve se sustentar a longo prazo. Contudo, isso afeta o "share of wallet" (participação no gasto) desse consumidor. Para comprar mais produtos de limpeza, ele deixa de consumir outros produtos. Existe um efeito cascata e todas as categorias são redimensionadas.
Conveniência acima de tudo
Quanto mais próximo da sua residência, melhor. O deslocamento geográfico está associado a maior exposição e risco. Empresas precisam investir em modalidades de distribuição com alta capilaridade geográfica e realizar entregas a domicílio. Produtos que proporcionem uma melhor "experiência doméstica" devem se destacar. Exemplo: Netflix, aplicativos de entrega, aplicativos de exercício físico, entre outros.
Negócios da economia compartilhada são colocados à prova
A oscilação de demanda provoca um novo comportamento de consumo que deve colocar os modelos de negócios já estabelecidos à prova. Viveremos um momento de extremos. Seja pela alta adoção de um padrão de comportamento (ex. Entrega a domicílio), seja pela baixa adoção de um determinado tipo de solução (ex. Venda de ingressos de cinemas, shows etc). O comportamento individualista de consumo ganha espaço e deve fortalecer os modelos de negócio já existentes.
Produtos regionais e locais
O consumo de marcas locais ganham espaço e estão associados a uma possibilidade de solução para os problemas coletivos. Exemplo: a crise econômica e eventuais altos índices de desemprego. Nesse sentido, marcas internacionais devem perder espaço para concorrentes locais. Ter estampado nas embalagens a origem deve ser uma prática empresarial mais frequente.
Saber como foi produzido
Em um cenário de pandemia, consumidores devem adotar um comportamento de consumo mais consciente e exigir, até mesmo, certificação dos produtos que consomem. Programas de certificação de qualidade devem ganhar espaço na mente desses consumidores
Toda crise sempre possibilita uma oportunidade de desenvolvimento. Tente identificar quais são as variáveis que impactam o seu negócio. Saiba mudar na mesma velocidade em que o vírus se propaga. Reinvente-se. Você e sua empresa sairão mais fortes dessa crise. Corona vire-se!
FONTE: LÚCIO DE CARLI
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO