Porto Alegre, sábado, 17 de outubro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 17 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Vacina da Gripe

- Publicada em 12h24min, 30/03/2020. Atualizada em 12h42min, 30/03/2020.

Ministério da Saúde suspende vacinação de rotina em crianças

O objetivo é prevenir a transmissão de doenças respiratórias, como a Covid-19, para idosos

O objetivo é prevenir a transmissão de doenças respiratórias, como a Covid-19, para idosos


ANGÉLICA POTT/DIVULGAÇÃO/CIDADES
"Atenção, pais e responsáveis. Até 15 de abril, idosos e trabalhadores da saúde devem ser vacinados. Nesse período, está suspensa a vacinação de rotina de crianças. É uma forma de prevenir a transmissão de doenças respiratórias para os idosos". 
"Atenção, pais e responsáveis. Até 15 de abril, idosos e trabalhadores da saúde devem ser vacinados. Nesse período, está suspensa a vacinação de rotina de crianças. É uma forma de prevenir a transmissão de doenças respiratórias para os idosos". 
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Esse foi o pronunciamento do Ministério da Saúde via Twitter oficial da pasta. A recomendação é que os pais não levem seus filhos a pontos de vacinação para não haver contato entre crianças e idosas. As crianças são importantes transmissores de vírus respiratórios, entre eles o Covid-19, e podem ajudar no contágio das pessoas classificadas no grupo de risco - o que inclui pessoas acima dos 60 anos.
Segundo o Ministério, a vacina da gripe "não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos".
"Assim, a recomendação é que pais e responsáveis por crianças aguardem o término desta fase e, a partir do dia 16 de abril, voltem às unidades de saúde para realizar a vacinação de rotina. Esta medida, se estende também para população adulta, contemplada no calendário nacional de vacinação", instruiu a Saúde.
As pessoas, portanto, devem aguardar que o período de vacinação da gripe para idosos seja finalizada para que possam retornar aos postos de saúde e receberem a aplicação dos medicamentos. 
O prazo de vacinação do público idoso vai até o dia 15 de abril. A partir do dia 16, e até o 8 de maio, acontecerá a segunda fase da campanha de vacinação, que irá se voltar a doentes crônicos, professores da rede pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Nesse período, as vacinações de rotina podem ser retomadas por adultos e crianças. 
As crianças pertencem à última fase da aplicação nacional da vacina da gripe. A partir de 9 de maio, a campanha priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
É também este 9 de maio que será o dia “D” de mobilização nacional para a vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.
Comentários CORRIGIR TEXTO