Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 29 de Março de 2020 às 16:25

Primeiros leitos da nova CTI do Hospital de Clínicas ficam prontos até quarta

Camas eletrônicas e outros equipamentos chegaram para completar a instalação no anexo B

Camas eletrônicas e outros equipamentos chegaram para completar a instalação no anexo B


HCPA/DIVULGAÇÃO/JC
Um dos reforços mais importantes na estrutura hospitalar para receber casos graves de coronavírus está quase pronto. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) finaliza até quarta-feira (2 de abril) a  instalação dos dez primeiros leitos do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI). A unidade, que faz parte dos novos anexos da ampliação do HCPA, teve acelerada a operação devido à pandemia. Porto Alegre chegou a 133 casos de coronavírus nesse sábado (28) e tinha 41 pacientes (entre confirmados e suspeitos) em UTIs. 
Um dos reforços mais importantes na estrutura hospitalar para receber casos graves de coronavírus está quase pronto. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) finaliza até quarta-feira (2 de abril) a  instalação dos dez primeiros leitos do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI). A unidade, que faz parte dos novos anexos da ampliação do HCPA, teve acelerada a operação devido à pandemia. Porto Alegre chegou a 133 casos de coronavírus nesse sábado (28) e tinha 41 pacientes (entre confirmados e suspeitos) em UTIs
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
O CTI tem capacidade para 105 leitos. O governo federal liberou R$ 57 milhões para que o hospital agilizasse a implantação, que deve ser progressiva à medida que ocorre a aquisição de aparelhos e também se consiga contratar pessoal. A previsão é de 700 profissionais com a operação completa. "O hospital já começou a chamar profissionais de cadastro reserva para trabalharem na nova unidade", diz a nota. 
Na quinta-feira (26), um novo lote de equipamentos foi entregue. Foram camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise, informou o Clínicas em seu site. "Estes equipamentos foram adquiridos com recursos emergenciais do Ministério da Educação, como parte do plano de enfrentamento da Covid-19", diz o HCPA. 
Para viabilizar a criação da unidade, será preciso obter o Habite-se parcial para o Bloco B, junto à prefeitura, esclareceu o hospital. Além dessa nova área, o HCPA já ativou outros dez novos leitos de UTI que estão na instalação principal e são dedicados aos casos graves de Covid-19.
Os leitos foram instalados emergencialmente na área da Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico, pois o movimento está reduzido, "em função do cancelamento temporário de cirurgias eletivas". 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO