Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 22 de Março de 2020 às 20:46

Coronavírus: Europa chega a 160 mil casos, o dobro da China

Com quadro crítico, governo da Espanha instalou hospital provisório em Madrid

Com quadro crítico, governo da Espanha instalou hospital provisório em Madrid


AFP PHOTO / HANDOUT / COMUNIDAD DE MADRID/JC
Os países europeus registravam, no começo da tarde deste domingo, 159.577 casos confirmados de coronavírus, quase o dobro dos 81.057 da China. Há 19 casos para cada 100 mil europeus, enquanto, na China, a proporção é de cinco casos por 100 mil.
Os países europeus registravam, no começo da tarde deste domingo, 159.577 casos confirmados de coronavírus, quase o dobro dos 81.057 da China. Há 19 casos para cada 100 mil europeus, enquanto, na China, a proporção é de cinco casos por 100 mil.
O número de mortes provocadas pelo coronavírus na Europa, 7.943, é duas vezes e meia o da China, 3.261. Mais da metade dos que morreram na Europa estavam na Itália. Em relação ao tamanho da população, a Europa tem 9,5 mortes por 100 mil habitantes, e a China, 2,2.
Há 141 mil casos de europeus ainda doentes, 7.283 deles em estado grave - a porcentagem de idosos na Europa está em torno de 15%, enquanto, na China, fica ao redor de 10%, e os idosos são mais susceptíveis a complicações da doença.
Os países europeus têm buscado formas de bloquear a disseminação do vírus, utilizando estratégias próprias. A Alemanha, por exemplo, proibiu reuniões de mais de duas pessoas. A regra não vale para pessoas que dividem a mesma casa, segundo a agência pública de notícias do país. A decisão foi tomada neste domingo pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e pelos governos estaduais. Bares e restaurantes também devem ser fechados ao público nos estados que ainda não haviam adotado essa medida; a entrega em domicílio é permitida.
Até as 13h (horário do Brasil) de domingo, havia 23.978 casos confirmados de infecção por coronavírus na Alemanha, o quinto maior número no mundo, atrás de Itália, China, Espanha e Estados Unidos. O país, porém, tem apenas 93 mortes por causa da Covid-19, nono maior número no mundo. A Alemanha é um dos países com melhor estrutura hospitalar e de atendimento intensivo na Europa.
O governo britânico, por sua vez, criou uma força-tarefa para manter em casa 1,5 milhão de pessoas identificadas como as mais propensas a precisarem de cuidado intensivo se forem infectadas pelo coronavírus.
O objetivo é evitar que essas pessoas sobrecarreguem o sistema de saúde - na Itália e na Espanha, as UTIs têm sido insuficientes para atender os doentes graves, o que tem elevado o número de mortes.
Uma rede de apoio será criada para fazer as compras necessárias daqueles que não tiverem família ou amigos próximos. Segundo o governo, farmácias, supermercados e conselhos locais entregarão remédios e alimentos nas casas dessas pessoas.
Na Espanha, que teve quase 400 mortos entre o sábado e o domingo, o governo quer ampliar o estado de emergência em mais 15 dias, até 11 de abril. Em pronunciamento, o primeiro-ministro Pedro Sánchez pediu ao Congresso que aprove a medida - inicialmente prevista para acabar dia 29.
Até agora, a Espanha tem 28.572 casos confirmados da doença e 1.720 mortos. Durante uma teleconferência com Sánchez, autoridades locais pediram mais material sanitário para combater a pandemia. As autoridades espanholas reconheceram, neste domingo, que mais de 10% do número total de casos de coronavírus no país correspondem a trabalhadores do setor da saúde, que denunciam a falta de material de proteção há dias.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO