Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 18 de Março de 2020 às 13:55

'Porto Alegre é a maior porta de entrada do vírus no RS', alerta Marchezan

'Todos fiquem em casa, fiquem em casa, fiquem em casa e protejam os idosos', apelou Marchezan (centro)

'Todos fiquem em casa, fiquem em casa, fiquem em casa e protejam os idosos', apelou Marchezan (centro)


JEFFERSON BERNARDES/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Novas medidas podem ser adotadas para restringir deslocamentos e aglomerações, ampliando o que foi definido em cinco decretos, um deles estabelecendo emergência de saúde em Porto Alegre. O prefeito Nelson Marchezan Júnior pediu que gestores de municípios da Região Metropolitana tomem medidas semelhantes. Entre os focos, está o transporte. Decreto que regula o serviço também atinge os ônibus, Trensurb e o barco catamarã. 
Novas medidas podem ser adotadas para restringir deslocamentos e aglomerações, ampliando o que foi definido em cinco decretos, um deles estabelecendo emergência de saúde em Porto Alegre. O prefeito Nelson Marchezan Júnior pediu que gestores de municípios da Região Metropolitana tomem medidas semelhantes. Entre os focos, está o transporte. Decreto que regula o serviço também atinge os ônibus, Trensurb e o barco catamarã
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
"As restrições vão aumentar à mobilidade, e principalmente ao contato físico e aglomeração vão aumentar no sentido de recomendar o mais breve possível isolamento de casos com indício e alguma possibilidade de suspeita", projetou Marchezan. Aos jornalistas, ele não descartou que haja restrição a determinados passageiros pelo perfil de exposição.
"Porto Alegre é a maior porta de entrada do vírus no Rio Grande do Sul", alertou o prefeito, em coletiva à imprensa no fim da manhã desta quarta-feira (18), na prefeitura.
"As determinações que vão resultar no isolamento das pessoas irão aumentar a cada hora, a cada dia e provavelmente a cada semana. Estamos tentando ser mais proativos e mais rápidos do que a disseminação do vírus", acrescentou o chefe do Executivo, lembrando que a intenção dos decretos que fecham shopping centers (mantendo abertas farmácias, supermercados, clínicas e restaurantes abertos) e mais locais, como academias, cinemas e pubs e bares noturnos.
"Todos fiquem em casa, fiquem em casa, fiquem em casa e protejam os idosos. Vemos muitos idosos nas ruas. Se virem algum, sugiram com educação que fique em casa. O maior risco é dele", apelou o prefeito.
Nas orientações, a prefeitura reforçou medidas de higienização e novos hábitos. Também foi pedido que as pessoas não busquem as emergências. Os locais devem priorizar atendimentos de casos mais graves. É possível ligar para o telefone 156 para relatar se há sintomas que podem ser investigados para coronavírus.
O secretário da Saúde, Pablo Stürmer, fez recomendação para que farmácias e clinicas que estão vacinando contra a gripe evitem aglomerações e adotem sistema de senhas. Nesta quarta, filas se formaram em uma filial da Panvel.
O reforço para não estar em aglomerações se estendeu à locais como a orla do Guaíba, tradicional ambiente de grande fluxo. "Quem for a um ambiente com aglomeração coloca em risco a saúde, a de quem está lá e a dos amigos. A vida das pessoas está em risco. O vírus mata", intensificou Marchezan sobre a mensagem geral aos mais de 1,4 milhão de porto-alegrenses.  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO