Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tecnologia

- Publicada em 18 de Março de 2020 às 18:11

Fake News sobre coronavírus prejudica trabalho de controle da doença

Ministério da Saúde tem site exclusivo para esclarecer boatos sobre a pandemia

Ministério da Saúde tem site exclusivo para esclarecer boatos sobre a pandemia


MINISTÉRIO DA SAÚDE/DIVULGAÇÃO/JC
A força-tarefa para combater a disseminação e contágio do novo coronavírus, montada pelos governos federal, estaduais e municipais, poderia ser ainda mais robusta, mas parte do efetivo dos órgãos de saúde precisa se dedicar a outra ação emergencial: desmentir notícias falsas sobre o Covid-19. Nesta quarta-feira (18), circulou pelas redes sociais e WhatsApp uma fake news que fornecia números de telefone, alguns inexistentes, de serviços de saúde para marcação de exames do coronavírus nas residências. 
A força-tarefa para combater a disseminação e contágio do novo coronavírus, montada pelos governos federal, estaduais e municipais, poderia ser ainda mais robusta, mas parte do efetivo dos órgãos de saúde precisa se dedicar a outra ação emergencial: desmentir notícias falsas sobre o Covid-19. Nesta quarta-feira (18), circulou pelas redes sociais e WhatsApp uma fake news que fornecia números de telefone, alguns inexistentes, de serviços de saúde para marcação de exames do coronavírus nas residências. 
A consequência: deslocar servidores para atender ao público e desmentir os boatos. Linhas congestionadas e inúmeras dúvidas a serem respondidas pelas redes sociais. A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul emitiu nota onde informa que não faz coleta domiciliar de material para exame do novo coronavírus, tampouco agenda esse serviço. No comunicado, divulgou que o Disque-Vigilância da Secretaria da Saúde do Estado (SES) atende pelo telefone 150, e-mail: [email protected], e que presta informações a pessoas que se enquadrem nos critérios do Ministério da Saúde para suspeitas do coronavírus.
Aviso semelhante partiu da Secretaria da Saúde de Porto Alegre, com o pedido de compartilhamento da notícia correta em redes sociais e grupos, de que é o telefone 156 que fornece informações para quem mora na capital gaúcha. E o alerta mais importante: esse telefone não agenda ou encaminha para consultas e exames.
Para se ter ideia, a mesma mensagem dando conta da realização de exames do coronavírus nas residências circulou em outras cidades do Brasil. Em Campo Grande (MS), o texto era idêntico, mas o telefone informado direciona para o serviço interno da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesau) para esclarecer dúvidas de profissionais da saúde sobre casos suspeitos de coronavírus. Somente na manhã desta quarta-feira (18), a Sesau recebeu mais de 300 ligações da população para saber sobre o suposto teleatendimento. O efetivo que estaria à disposição de servidores que estão na linha de frente em hospitais e postos de saúde enfrentou linhas congestionadas e deixou de cumprir com seu objetivo.
O Ministério da Saúde teve que lançar o selo "Fake News" para desmentir as falsas notícias sobre o coronavírus que se multiplicam a cada dia. O telefone 136 é o canal do ministério para responder a dúvidas da população, e não realiza qualquer encaminhamento para exames. Também é possível acessar o endereço: http://www.saude.gov.br/fakenews. No entanto, em função do grande número de acessos, o link tem sofrido instabilidade e, ocasionalmente, fica fora do ar, o que aconteceu nesta quarta-feira (18).
A população também pode ajudar a evitar que boatos sigam circulando. Basta adicionar na agenda do celular o número (61) 99289-4640 e enviar, gratuitamente, mensagens com imagens ou texto que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação é verdadeira antes de compartilha-la nas redes sociais. O canal pede que a pessoa informe nome e cidade e já explica que, em função do grande volume de mensagens recebidas diariamente, a apuração das denúncias está levando um pouco mais de tempo que o normal. Mas garante que a mensagem será respondida. 

Com saúde não se brinca - Aprenda a identificar boatos

O Sistema Unimed tem divulgado dicas para evitar que as pessoas repassem notícias falsas que envolvam a saúde. Os médicos alertam que, o que poderia ser uma simples brincadeira para alguns, pode trazer diversos impactos negativos para outros. A preocupação é que, em pleno combate à pandemia de coronavírus, as fake news aumentem a gravidade das consequências. Por isso, é essencial checar as informações antes de compartilhá-las e tomá-las como verdadeiras.
Avalie a fonte e o texto
Pode reparar: diversos sites que publicam fake news de saúde têm endereços e nomes parecidos com os de páginas de notícias. Por isso, o primeiro passo para identificar um conteúdo falso é avaliar o site, a fonte e o autor do conteúdo.
Verifique se a notícia é confiável e se outros materiais da página também são duvidosos. Em muitos casos, alguns sites de humor usam essas notícias falsas para fazer piada.
Além disso, verifique também a estrutura do texto em questão. Em geral, os sites que divulgam fake news de saúde apresentam erros de ortografia, de formatação, uso exagerado de pontuação etc.
Leia a notícia até o fim
Essa é mais uma dica valiosa. Muitas vezes, o título e o subtítulo da matéria não condizem com o restante do texto. Por isso, para identificar uma fake news de saúde você deve ler o conteúdo até o fim e ver se ele faz algum sentido.
Depois disso, confira se a notícia se encontra em outros sites confiáveis. Fique atento caso receba uma notícia bombástica que não esteja em outros portais.
Atente-se à data de publicação
Outra tática muito comum dos sites que divulgam fake news de saúde é coletar notícias antigas e divulgá-las como sendo recentes.
Assim, uma boa dica é sempre estar atento à data de publicação, conferindo se a notícia é relevante e, principalmente, se está atualizada.
Bateu a dúvida? Pergunte!
Uma forma muito fácil e prática de identificar uma fake news de saúde é perguntando para quem entende do assunto. O Ministério da Saúde disponibiliza um número de WhatsApp exclusivo para confirmar se aquelas informações são verdadeiras ou não. Anote o número: (61) 99289-4640.
Além disso, não esqueça que a nossa Unimed conta com mais de 300 médicos cooperados prontos para solucionar todas as suas dúvidas. Também oferecemos o Unimed Fone, um serviço exclusivo para nossos clientes, disponível 24h por dia nos 365 dias do ano. Então, lembre-se: bateu a dúvida, pergunte!
Só compartilhe aquilo que for verdadeiro
Por fim, mas não menos importante: não compartilhe conteúdo por impulso. Cheque se a informação é realmente correta antes de passá-la adiante. Você também é responsável por tudo aquilo que compartilha.
FONTE: Unimed Santa Bárbara d'Oeste, Americana e Nova Odessa (SP)

Em caso de dúvida, procure fontes oficiais

Porto Alegre
Atendimento nas unidades de saúde de referência ou unidades de turno estendido. Em caso de dúvidas, ligue para 156.
Site: https://prefeitura.poa.br/coronavirus
Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
Disque-Vigilância atende pelos seguintes canais:
Telefone 150
De segunda a sexta, das 8h30 às 22h
Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h
O serviço presta informações a pessoas que se enquadrem nos critérios do Ministério da Saúde para suspeitas do coronavírus.
Sites: https://saude.rs.gov.br/coronavirus e https://sites.google.com/view/coronavirus-cievs-saudepoa/
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde também presta informações pelo Disque-Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS). Telefone 136, de segunda a sexta, das 8h às 20h e ábado, das 8h às 18h.
Site: https://www.saude.gov.br/fakenews