Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 18 de Março de 2020 às 11:53

Porto Alegre confirma o primeiro caso de transmissão local de coronavírus

Porto Alegre tem 16 casos confirmados de coronavírus

Porto Alegre tem 16 casos confirmados de coronavírus


ARTE/JC
A transmissão por coronavírus em Porto Alegre já ocorre de forma local, informou a prefeitura da Capital. "O vírus já está circulando", alertou o prefeito Nelson Marchezan Júnior, durante coletiva à imprensa nesta quarta-feira (18) para detalhar os decretos com medidas para restringir fluxos e fechar estabelecimentos. 
A transmissão por coronavírus em Porto Alegre já ocorre de forma local, informou a prefeitura da Capital. "O vírus já está circulando", alertou o prefeito Nelson Marchezan Júnior, durante coletiva à imprensa nesta quarta-feira (18) para detalhar os decretos com medidas para restringir fluxos e fechar estabelecimentos
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
A Capital teve o primeiro caso local de uma mulher de 53 anos que contraiu o vírus da Covid-19 de uma colega de trabalho que foi contaminada por um caso registrado em São Paulo, também local. "Até então tínhamos apenas histórico de viagens ao exterior", justificou o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer.
Entre os recentes, há um cujo perfil da transmissão "está em estudo", disse o secretário. É o caso de uma mulher de 31 anos que teve histórico de viagem ao exterior, mas os sintomas só apareceram 21 dias depois da volta. "Há elementos que podem indicar transmissão comunitária", diz Stürmer. Este caso é o único de internação, e a previsão é de alta nesta quarta, segundo a secretaria.
Até agora a Vigilância Estadual investigou 187 casos em Porto Alegre, destes 105 foram descartados como coronavírus, 12 foram excluídos pois não seguiam critérios para testar e 54 ainda são suspeitos e aguardam a testagem. São 16 confirmados.
Há ainda o caso de um homem de 37 anos que esteve em uma convenção em Bento Gonçalves e teve sintomas em 7 de março durante o evento. "Ele desenvolveu os sintomas na convenção, mas se sabe se adquiriu antes ou lá o vírus", explicou o secretário.   
"Temos a iminência de circulação viral e transmissão comunitária que reforçam as medidas adotadas", associou o secretário. O caso de Bento pode ser considerada como transmissão estadual e há mais três casos de transmissão entre estados, especificou Stürmer. Marchezan reforçou as medidas de isolamento, principalmente de idosos.
"Todos fiquem em casa, fiquem em casa, fiquem em casa. Protejam os idosos. Vemos muitos idosos nas ruas. Se virem idosos, sugiram com educação que fiquem em casa. O maior risco é deles", afirmou o prefeito.
Outro tema abordado é a busca por vacina da gripe, que já gera filas e até aglomeração em salas de imunização. Stürmer diz que não é necessário que a população saia correndo para se vacinar. "É necessário prudência e recomendamos que os serviços se organizem com senhas e limitação de lotação em salas de espera para evitar que se transformem em um local de contágio de coronavírus", reforçou. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO