Porto Alegre, segunda-feira, 15 de julho de 2019.
Dia Nacional dos Clubes.

Jornal do Comércio

Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cooperativismo 2019

COMENTAR | CORRIGIR

Dia C

Notícia da edição impressa de 12/07/2019. Alterada em 12/07 às 03h00min

Cooperação que transforma realidades em todo o território nacional

Atividades comemorativas à data foram realizadas no dia 6 de julho, no Parque Farroupilha

Atividades comemorativas à data foram realizadas no dia 6 de julho, no Parque Farroupilha


MARCO QUINTANA/JC
Anelise Cáceres
As cooperativas transformam realidades. Sabe por quê? Porque elas estão comprometidas com o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas, gerando trabalho e renda, e a materialização disso é o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento que demonstra o compromisso das cooperativas com quem mais importa: as pessoas. Apoiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Dia C prevê iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, e que mostram os valores cooperativistas para a sociedade. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop-RS), juntamente com cooperativistas e voluntários, promoveu na Capital no dia 6 de julho, no parque Farroupilha, as atividades comemorativas à data, que celebra também o Dia Internacional do Cooperativismo. "O Dia C é a oportunidade de colocarmos em prática a essência do cooperativismo. Podemos, através dele, enxergar e auxiliar o próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas'', declara o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS, Vergilio Perius.
Conforme o gerente de Promoção Social do Sescoop-RS, José Zigomar Vieira dos Santos, além de Porto Alegre, diversas cidades do interior também prestaram serviços gratuitos e iniciativas voluntárias como Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, Espumoso, São Luiz Gonzaga, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Tramandaí e Farroupilha. "Foram disponibilizados serviços de saúde, orientações de saúde bucal e consultório móvel para realização do exame de prevenção de câncer bucal, corte de cabelo, massagem, brechó solidário, oficinas infantis, de orientação financeira, sobre o cooperativismo, projetos socioambientais, entre outros. Todo mundo que passa por aqui se encaixa em algum serviço que está sendo oferecido à comunidade."
Neste ano, no Rio Grande do Sul, o Dia C movimentou mais de 12 mil voluntários de 209 cooperativas que realizaram 331 iniciativas, beneficiando mais de 201 mil pessoas. Somente na Capital foram 17 mil pessoas beneficiadas com algum tipo de serviço. Mais de 300 voluntários reuniram-se em mais de 20 espaços (17 cooperativas e três entidades parceiras) para oferecer diversos serviços gratuitos para a comunidade, mostrando que atitudes simples realmente movem o mundo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia