Porto Alegre, segunda-feira, 15 de julho de 2019.
Dia Nacional dos Clubes.

Jornal do Comércio

Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cooperativismo 2019

COMENTAR | CORRIGIR

SAÚDE

Notícia da edição impressa de 12/07/2019. Alterada em 12/07 às 03h00min

Com foco no cuidado integral às pessoas, Unimed atende 1,8 milhão de beneficiários no RS

No Brasil, são 345 cooperativas em atuação, cobrindo 84% do território

No Brasil, são 345 cooperativas em atuação, cobrindo 84% do território


/JOSÉ ZIGNANI/DIVULGAÇÃO/JC
A Unimed é a maior cooperativa de saúde do mundo. No Brasil, são 345 cooperativas espalhadas pelo País, cobrindo 84% do território nacional. Com foco no cuidado integral às pessoas e aos serviços de prevenção e promoção da saúde, a Unimed no Rio Grande do Sul é formada por 27 Unimeds Singulares, 115 mil médicos cooperados e 100 mil empregos diretos para atender 1,8 milhão de beneficiários nos 497 municípios gaúchos.
Segundo o presidente da Unimed Federação-RS, Nilson Luiz May, a instituição desenvolve duas ações de forma especial: o Diagnosis-Related Groups (DRG) e o Prontuário Eletrônico Unimed (PEP). O primeiro, é um sistema de classificação de pacientes utilizado internacionalmente, que visa medir e comparar a eficiência, a produtividade e os custos hospitalares. A gestão junto aos hospitais tem como objetivo a melhoria na assistência com otimização dos recursos. Implantado desde 2017 no Estado, atualmente, conta com a adesão de 100% das Unimeds gaúchas.
Já o PEP, desenvolvido pela Unimed Central de Serviços- -RS, é o serviço que disponibiliza acesso a um sistema para a gestão clínica e administrativa dos consultórios dos médicos cooperados e demais profissionais de saúde das filiadas e de outros estados. O PEP traz o conceito de Atenção Integral à Saúde.
"Em síntese, o que a Unimed faz hoje é o que sempre foi o coração do seu negócio: cuidar das pessoas. Praticamos uma medicina integral que, antes de tudo, preserva a saúde. Como cooperativa, somos norteada pela doutrina cooperativista e pelos princípios e valores da nossa organização. Se, por um lado, temos os pés firmes em nossas raízes, por outro, temos os olhos nas tendências e nas necessidades que o mercado impõe. Entendemos que é preciso modernizar procedimentos, investindo em tecnologia e ampliando nossa rede de hospitais e serviços próprios, sempre com vistas ao futuro sustentável do Sistema Unimed como um todo", afirma o presidente.
Um dos serviços inaugurados neste ano na Serra foi a Unidade Materno-Infantil da Unimed Nordeste, disponibilizando à comunidade dois andares do prédio de ampliação do Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul. A estrutura reúne Centro Obstétrico, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e internação obstétrica e pediátrica. Com a unidade, a capacidade do Complexo Hospitalar Unimed passa de 112 para 168 leitos. Os atendimentos no novo espaço serão disponibilizados a partir de 18 de janeiro.
O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS é composto também pela Unimed Central de Serviços-RS, pela Uniair (transporte aeromédico e táxi aéreo), pela Unicoopmed e pelo Instituto Unimed-RS.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia