Porto Alegre, sexta-feira, 06 de julho de 2018.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

Cenário

Notícia da edição impressa de 06/07/2018. Alterada em 05/07 às 23h00min

Cooperativismo: Modelo que transforma a realidade

O cooperativismo é um movimento que cresce e se torna mais forte ao redor do mundo, ao promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, gerando o bem-estar social dos indivíduos e das comunidades. Nos diversos setores em que está presente, o cooperativismo se desenvolveu e se consolidou como uma alternativa igualitária e democrática. Antes, as cooperativas poderiam ser entendidas como instituições pequenas e simples. Tudo mudou: as cooperativas se modernizaram e figuram como instituições importantes, que geram renda e impulsionam o desenvolvimento local. O setor cooperativo já está presente nos cinco continentes e reúne bilhões de pessoas em todo o mundo, da Argentina à Zâmbia, da Itália à Índia.
Há cooperativas de todos os tipos e tamanhos, que operam em todas as partes da economia: saúde, habitação, fazendas, farmácias, supermercados, clubes esportivos, bancos, padarias e tudo mais que se possa imaginar. Ainda que sejam frentes diferentes, todas elas compartilham a ideia de que é possível construir um mundo melhor. O trabalho cooperativo, que está baseado na associação de pessoas, fortalece a ideia de que o desenvolvimento eficaz e sustentável deve ser um processo liderado pela população local.
O modelo é amplamente reconhecido, não só pelos ideais, mas também pelos resultados. "As cooperativas capacitam todas as pessoas de todas as habilidades e idades através do acesso a recursos e oportunidades. Nós, das Nações Unidas, trabalhamos de perto com as cooperativas como parceiras na transformação de nosso mundo para o futuro que queremos, onde ninguém é deixado para trás", afirma a diretora da Divisão de Políticas Sociais e Desenvolvimento (DSPD) do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa), Daniela Bas, em depoimento para a mais recente edição da Revista Rio Grande Cooperativo, do Sescoop-RS.
Nesta especial, o Jornal do Comércio apresenta dados recentes apurados pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS ao longo do último ano, que apresentam um pouco do universo do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul. Os números comprovam a força desse modelo econômico e as transformações que promove.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2018/07/05/206x137/1_grafico_pag_1-8393633.gif', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b3e6d5b1930d', 'cd_midia':8393633, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2018/07/05/grafico_pag_1-8393633.gif', 'ds_midia': 'Cooperativismo - gráfico 1', 'ds_midia_credi': 'ARTE SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS', 'ds_midia_titlo': 'Cooperativismo - gráfico 1', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '694', 'align': 'Left'}

ARTES SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia