Porto Alegre, sexta-feira, 06 de julho de 2018.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

SETORES

Notícia da edição impressa de 06/07/2018. Alterada em 05/07 às 23h00min

Na área de saúde, cada vez mais o foco está no atendimento e no cuidado integral às pessoas

O Sistema Nacional Unimed faz e centenas de atendimentos diários para cerca de 240 mil clientes

O Sistema Nacional Unimed faz e centenas de atendimentos diários para cerca de 240 mil clientes


MARCELO G. RIBEIRO/JC
A Unimed é a maior cooperativa de saúde do mundo. "Uma cooperativa formada por pessoas que gostam de cuidar de pessoas", como bem define Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Na região, atualmente, são 747 médicos cooperados, 273 serviços credenciados (hospitais, clínicas e laboratórios), além de toda a rede de atendimento do Sistema Nacional Unimed, e centenas de atendimentos diários para cerca de 240 mil clientes.
Os serviços oferecem prevenção e promoção à saúde e, cada vez mais, um cuidado integral às pessoas. E isso aparece não só na consulta, mas como estratégia da marca num período de estabilidade. A busca da Unimed VTRP é inovar nas rotinas da cooperativa, o que se reflete na experiência do cliente. "Na saúde suplementar, os planos de saúde perderam muitos usuários. Na Unimed VTRP também sentimos os reflexos, mas agimos rapidamente para minimizar os impactos, seguindo nosso planejamento, com uma gestão sólida e cada vez mais robusta. Isso faz toda a diferença. Desde que assumi a presidência, em 2015, trabalhamos intensamente a inovação em nossa rotina. E isto está trazendo resultados práticos. Estamos incorporando muitas soluções tecnológicas, integrando os consultórios com tecnologia própria e sistemas de última geração, e implementando soluções de inteligência artificial em nossos processos. Nosso cliente tem cada vez mais soluções ágeis e até na palma da mão para cuidar da saúde. Isso nos orgulha, e incentiva em tempos desafiadores", observa o presidente.
Desde 2014, a Unimed VTRP tem o selo Nível I da Acreditação de planos de saúde. Trata-se de uma certificação específica baseada em exigências de alto nível da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar. "No ano passado, fomos recertificados nesta auditoria no Nível I pela empresa A4 Quality Services, atingindo uma nota superior a 99 pontos numa escala de 0 a 100. É um exemplo de como as nossas práticas estão dentro daquilo que é importante entregar aos nossos beneficiários. Isto não é fácil, e são poucas as operadoras no País que estão neste patamar", orgulha-se Pricladnitzki.
Em 2018, uma das importantes iniciativas é o Programa Qualificar, que está custeando uma empresa de assessoria para os principais hospitais da região. "O desejo é que eles se tornem referência no Estado e no Brasil na qualidade e segurança de seus atendimentos e, por isso, estamos colocando recursos próprios neste projeto. Além disso, estamos investindo fortemente nos conceitos de Atenção Primária à Saúde, com serviços que ofereçam cuidado próximo e rapidez aos nossos clientes na busca por atendimentos", detalha. A cooperativa também tem feito investimentos em tecnologia, pois acredita que isso traz resultados importantes. "Nosso sistema próprio, o Siga, está finalizando um grande processo de integração entre consultórios, laboratórios e prestadores como um todo, trazendo mais agilidade e segurança a cada dia", comenta.
Para Pricladznitzki, o principal diferencial do cooperativismo é o respeito às pessoas e a preocupação legítima com o crescimento de todos. "Os valores cooperativistas se refletem no atendimento ao cliente, através da transparência e honestidade nas informações proporcionadas. A Unimed, como um todo, é isso."
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia