Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ENTIDADES

- Publicada em 16 de Julho de 2019 às 03:00

Ampliar a capilaridade e qualificar o setor são metas da CDL POA

Conforme Debus, o pior da crise já passou e segmento espera reação da economia para o segundo semestre

Conforme Debus, o pior da crise já passou e segmento espera reação da economia para o segundo semestre


/JOÃO ALVES/DIVULGAÇÃO/JC
Desenvolver a capilaridade da entidade no Estado e promover iniciativas de inserção das empresas nas inovações tecnológicas são ações que sempre fizeram parte da missão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). O programa recebeu um reforço nos últimos tempos, como forma de dar aos empresários um maior suporte para enfrentar o período de turbulência econômica.
Desenvolver a capilaridade da entidade no Estado e promover iniciativas de inserção das empresas nas inovações tecnológicas são ações que sempre fizeram parte da missão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). O programa recebeu um reforço nos últimos tempos, como forma de dar aos empresários um maior suporte para enfrentar o período de turbulência econômica.
A crise, no grande varejo, repercutiu de forma mais acentuada nas empresas de pequeno porte, segundo o presidente da entidade, Alcides Debus. A diminuição na arrecadação abalou todo o setor, mas os pequenos foram bem mais impactados no período. O dirigente, no entanto, acredita que a tendência é de que haja uma regressão desta onda negativa no comércio. "O pior já passou. Aguardamos já para o segundo semestre uma reação da economia", aponta.
O processo, porém, depende de alguns fatores encadeados. Para o Brasil voltar a crescer e a economia girar, é preciso que a consumidor resgate a confiança no País. Para tanto, as reformas da Previdência e tributária são fundamentais. A agenda econômica, ressalta Debus, passa por estas reformas. "A partir do momento em que o cidadão tiver confiança na economia, ele voltará a consumir. Voltando a consumir, teremos a geração de emprego e renda. É aí que esse círculo virtuoso começará a girar", avalia.
Além da expectativa de aprovação da reforma da Previdência para o início deste segundo semestre, outro ponto importante destacado pelo presidente da CDL POA é o entendimento entre Legislativo e Executivo nacionais. "Quando tivermos a reforma aprovada e a pacificação entre os poderes, o consumidor vai pensar 'agora, o caos passou'. É este sentimento que colocará a economia nos trilhos novamente."
Enquanto o País não retoma, na sua plenitude, a roda do crescimento, a CDL POA vem trabalhando de forma intensa para que os lojistas se adaptem às inovações e, ao mesmo tempo, minimizem o impacto da crise. 
É comum que, quando uma inovação é lançada, os maiores players do mercado sejam os primeiros a adotá-la. Quem domina as ferramentas do comércio on-line / off-line (O2O) atualmente, na avaliação de Debus, são as grandes redes, que, muitas vezes, nasceram da concentração do pequeno varejo. "As lojas de pequeno e médio porte têm que, obrigatoriamente, se adaptar. O consumidor tem o conhecimento do produto na palma da mão, não precisa mais ir à loja", alerta.
Uma das iniciativas da entidade é a de promover essa qualificação dos empresários. "Trabalhamos com a inteligência artificial voltada para o varejo e levamos esse conhecimento para os lojistas de todo Estado", salienta Debus. 
Entre as ferramentas difundidas pela entidade está o Infohub, que faz o gerenciamento do estoque. Ele permite a compra adequada para o mês, evitando a compra excessiva e a falta de mercadoria. Também são oferecidos cursos de sistemas de gestão empresarial on-line, em nuvem.
A CDL também adotou a Gold, um produto para conciliação de cartão, que usa tecnologia de dados, além da Certificação Digital. A qualificação dos lojistas é realizada através do Instituto CDL POA, que acompanha a evolução do varejo e as traduz em soluções modernas e dinâmicas, em cursos abertos, como In Company e na própria CDL POA. "Esses cursos são levados para todo o Estado. Estamos presentes em mais de 200 municípios, através de 160 entidades parceiras e envolvendo mais de 30 mil CNPJs", descreve Debus.

Foco também está em soluções e inovações para o varejo

Centro de Atendimento ao Consumidor (Ceacon) integra estrutura da entidade

Centro de Atendimento ao Consumidor (Ceacon) integra estrutura da entidade


/CDL POA/DIVULGAÇÃO/JC
Como forma de estar sempre atuante em iniciativas que alavanquem o crescimento do setor, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) inseriu-se em programas como o Pacto Alegre. Em março, a Câmara, junto com outras 74 entidades, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), uniram-se à iniciativa que busca um consenso sobre as soluções mais interessantes para estimular o desenvolvimento da Capital. Conexão digital está entre os primeiros temas escolhidos para serem objeto de qualificação. "Nosso foco são as soluções e as inovações para o varejo que possam contribuir para o crescimento do setor", explica o presidente da CDL POA, Alcides Debus.
Na prática, em um espaço localizado no 4º Distrito, a partir de um diagnóstico detalhado, grandes empresas trabalham junto a startups em busca de soluções inovadoras. Ao mesmo tempo em que as grandes empresas auxiliam a impulsionar os novos empreendedores, estes também se comprometem a criar iniciativas para Porto Alegre e Estado. Já foram apontadas, entre as metas, melhorias na educação e formas de ampliar a conectividade digital na cidade de Porto Alegre. Entre os objetivos do grupo, de acordo com o presidente está tornar a cidade mais atrativa para investimentos e impulsionar o círculo virtuoso da economia.