Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Editorial

- Publicada em 22 de Julho de 2021 às 03:00

Jogos Olímpicos de Tóquio são uma atração mundial

Os Jogos Olímpicos de 2020, postergados por conta da Covid-19, começarão neste dia 23. No futebol, por ser um torneio, o Brasil já estreou. Serão 46 modalidades olímpicas disputadas entre países de todo o mundo. O revezamento da Tocha Olímpica é uma das grandes tradições da cerimônia.
Os Jogos Olímpicos de 2020, postergados por conta da Covid-19, começarão neste dia 23. No futebol, por ser um torneio, o Brasil já estreou. Serão 46 modalidades olímpicas disputadas entre países de todo o mundo. O revezamento da Tocha Olímpica é uma das grandes tradições da cerimônia.
O Brasil está confirmado com 220 vagas para diferentes modalidades, e os nossos atletas já estão em Tóquio, no Japão. Eles desfilarão na Cerimônia de Abertura com um uniforme inspirado nos peixes amazônicos, com estampas e modelos exaltando a flora e a fauna brasileiras, combinando traços da tradicional pintura japonesa. As Olimpíadas têm o objetivo de unir todas as nações do planeta e celebrar o esporte de maneira saudável. E, o melhor, considerar que o esporte é também educação, ensinando os jovens a competir com disciplina, a vencer e a perder, condições indispensáveis ao longo da vida pessoal e profissional.
O Barão de Coubertin foi o idealizador das Olimpíadas na Era Moderna, e a frase de sua autoria diz sobre a essência da competição: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade". Nesta edição, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ampliou o lema "Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte" para incluir a palavra "Juntos". Desde abril deste ano o Japão vem enfrentando uma nova onda de transmissão do coronavírus, por isso as medidas de segurança estão mais rígidas, mas a maioria dos atletas já está imunizada.
Na origem e por 40 anos, os Jogos Olímpicos eram na cidade de Olímpia, mas com o passar do tempo, Atenas, Esparta e Corinto também aderiram aos esportes. Os jogos tiveram origem na cidade de Olímpia por questões mitológicas. O herói Hércules, que era filho de Zeus, foi obrigado a fazer trabalhos, como limpar os estábulos de Audias, rei de Elis. Depois que terminou os serviços, Hércules inaugurou os Jogos Olímpicos, para comemorar o feito. Os primeiros registros das Olimpíadas datam do ano de 776 a.C. A sede dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foi Atenas, em abril de 1896. Com 14 países, 24 atletas competiram em nove modalidades.
Depois disso, as Olimpíadas passaram a acontecer a cada quatro anos, com exceção do período da Primeira (1914-1918) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os Estados Unidos têm mais prêmios, com 2.399 medalhas até 2012, em Londres. O Brasil tem 108 medalhas.
 Em 1932, Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar das Olimpíadas, em Los Angeles. A nadadora paulista fez história, competindo com 45 homens.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO