Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Editorial

- Publicada em 05 de Outubro de 2020 às 03:00

Campanha eleitoral nos municípios em meio à pandemia

Foi iniciada a campanha eleitoral para as eleições de 2020, com debates e outras atividades. Os brasileiros escolherão prefeitos e vereadores para administrar as suas cidades. São 540 mil candidatos, sendo 179.608 mulheres, e os homens correspondendo a 66,9% dos postulantes, recorde histórico.
Foi iniciada a campanha eleitoral para as eleições de 2020, com debates e outras atividades. Os brasileiros escolherão prefeitos e vereadores para administrar as suas cidades. São 540 mil candidatos, sendo 179.608 mulheres, e os homens correspondendo a 66,9% dos postulantes, recorde histórico.
Teremos 148 milhões de eleitores, e Porto Alegre terá 13 candidatos a prefeito e mais de 800 a vereador, buscando uma das 36 vagas da Câmara Municipal. Será uma campanha fora dos padrões a que estamos acostumados. A recomendação básica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é manter os protocolos de prevenção à Covid-19.
A Constituição Federal exige do candidato ou candidata que tenha nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária - portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas - e a idade mínima fixada para o cargo pretendido. Para prefeito ou vice-prefeito, precisa ter 21 anos. Para vaga de vereador, 18 anos até a data da posse.
Além disso, para concorrer precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter multa não paga ou ausência em votação sem justificativa.
Cada partido político ou coligação pôde solicitar à Justiça Eleitoral o registro de um candidato a prefeito e um a vice-prefeito. Já no caso de vereadores, apenas partidos requereram o registro de candidatos, no limite de uma vez e meia o número de vagas disponíveis na Câmara Municipal.
As eleições municipais de 2020 tiveram o calendário mudado, por conta da pandemia. O primeiro e o segundo turnos estão marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.
As condições democráticas e legais estão constituídas. Espera-se uma campanha baseada em propostas e na qual, com quase certeza, o combate à pandemia terá papel de destaque.
A Covid-19 alterou a vida de milhões de nós em todo o País e, gradativamente, o cotidiano está sendo liberado como era antes de março de 2020.
No entanto, o medo de uma segunda onda do coronavírus, que já afeta muitos países, não pode ser esquecido. Por isso, manter os protocolos de precaução seguidos por meses, como o asseio persistente das mãos, evitar aglomerações e usar máscara, algo que tem uma rejeição grande, mas é importante, segundo os infectologistas.
Vamos acompanhar as propostas e fazer nossas escolhas para prefeito e vereador. O futuro da cidade estará em nossos votos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO