Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Editorial

- Publicada em 01 de Outubro de 2020 às 03:00

A eleição para a presidência dos Estados Unidos

Houve o primeiro debate público entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos. Tanto o republicano Donald Trump quanto o democrata Joe Biden foram mal, um espetáculo grotesco jamais visto em pleitos dos EUA.
Houve o primeiro debate público entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos. Tanto o republicano Donald Trump quanto o democrata Joe Biden foram mal, um espetáculo grotesco jamais visto em pleitos dos EUA.
Pesquisa mostrou que quem mais teve problemas, além dos 69% dos telespectadores irritados e desiludidos com o espetáculo que assistiram, foi o mediador, jornalista Chris Wallace, de 72 anos, o mais jovem dos três.
Em uma hora e meia, Donald Trump e Joe Biden optaram por ataques pessoais e a familiares. O presidente Trump falava não apenas no seu tempo, mas no do rival e em cima das falas do moderador.
Joe Biden foi lento nas respostas e partiu para ofensas pessoais ao chamar o republicano de palhaço, mentiroso, racista e fantoche de Putin. Felizmente, algo jamais visto em campanhas eleitorais brasileiras, ou haveria críticas aos "subdesenvolvidos latinos", além da referência por Biden à Amazônia, com ameaças econômicas.
Outra pesquisa mostrou que 48% creditaram vitória a Biden, contra 41% que disseram que Trump venceu. O jornal The Washington Post abriu seu voto em editorial para Joe Biden, por considerá-lo um líder de decência, honra e competência, em contraste com Donald Trump, que descreveu como o pior presidente dos tempos modernos.
Nos EUA, o presidente e o vice-presidente são eleitos em um sistema de colégio eleitoral, que pode gerar surpresas. Aconteceu em 2016, quando Trump venceu a eleição, apesar de Hillary Clinton ter recebido quase 3 milhões de votos a mais entre a população.
É que a decisão fica com os chamados grandes eleitores. Cada estado tem o mesmo número de grandes eleitores que legisladores na Câmara de Representantes, número que depende de sua população, e no Senado, com dois para cada estado. Um candidato precisa 270 dos 538 votos do Colégio Eleitoral para chegar à Casa Branca.
Os EUA são um importante parceiro comercial do Brasil, e para nós importa saber que os países recém assinaram acordo facilitando o comércio bilateral. A proclamada parceria entre Jair Bolsonaro e Trump, criticada por alguns, será ou não mantida caso Joe Biden vença é a pergunta que ficará no ar.
É difícil que um presidente na Casa Branca não considere o Brasil um forte aliado em diversas frentes. Mas isso só saberemos claramente em 2021, caso Joe Biden, como apontam as pesquisas, mantenha sua dianteira sobre Trump.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO